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“Em suas diferentes vocações, as pesquisas participantes atribuem aos agentes-populares...

“Em suas diferentes vocações, as pesquisas participantes atribuem aos agentes-populares diferentes posições na gestão de esferas de poder ao longo do processo da pesquisa, assim como na gestão dos processos de ação social dentro da qual a pesquisa participante tende a ser concebida como um instrumento, um método de ação científica ou um momento de um trabalho popular de dimensão pedagógica e política, quase sempre mais amplo e de maior continuidade do que a própria pesquisa”. BRANDÃO, Carlos Rodrigues; BORGES, Maristela Correa. A pesquisa participante: um momento da educação popular. Revista de Educação Popular, v. 6, n. 1, 2007).


Ao afirmarem que a pesquisa participante é também um momento de um trabalho popular de dimensão pedagógica e política, os autores apontam que a pesquisa:

A

passa a ser encarada como um instrumento sociológico, somente de análise da realidade;

B

transcende seu caráter epistemológico, para alcançar dimensões ontológicas e axiológicas;

C

se materializa na formação política dos envolvidos, na medida em que está atrelada a grupos ideológicos;

D

deixa de ser um ato dialógico, na medida em que não há trocas de experiências entre os sujeitos;

E

deve ser tratada como trabalho político e pedagógico, não requerendo qualquer rigor científico.