Pedagogia Pedagogia universitária

Leia o texto para responder às questões de números 37 e 38.

Na obra sobre organização e gestão da escola, Libâneo (2015) examina procedimentos e técnicas que podem ajudar na viabilização do trabalho escolar, referentes especialmente à coordenação pedagógica. Entre esses procedimentos e técnicas, encontram-se “o Planejamento e a elaboração do projeto” e “a Observação de aulas”.

De acordo com Libâneo (2015), o item da “elaboração dos projetos” constitui um dos elementos do tema Planejamento. Segundo o autor, o projeto consiste na “descrição escrita e detalhada de objetivos e meios de execução de uma ação ou empreendimento”. A elaboração pode resultar num documento mais extenso, como o projeto pedagógico-curricular, ou em documentos mais curtos, como o projeto de visita a um museu. Esses documentos surgem de diagnósticos e discussões feitas em reuniões ou conversas entre membros da equipe escolar e, como regra geral, devem

  • A.

    resolver por si só os problemas de gestão da escola ou de uma sala de aula.

  • B.

    minimizar a importância dos aspectos concretos de realização na etapa de proposição e elaboração.

  • C.

    resultar de uma necessidade sentida por um grupo.

  • D.

    ser executados preferencialmente por pequeno número de pessoas.

  • E.

    cuidar das questões de avaliação somente após a etapa de execução.