Ao abordar sobre a gestão democrática na escola e o direito à educação, Cury (2007) apo...

Ao abordar sobre a gestão democrática na escola e o direito à educação, Cury (2007) aponta o ordenamento jurídico brasileiro como sendo o fundamento para a consolidação da gestão democrática no interior das instituições escolares. Nesse sentido, tal democratização deve constituir-se como princípio da educação nacional, presente em todas as instituições de ensino. “[...] é a forma dialogal, participativa, com que a comunidade educacional se capacita para levar a termo um projeto pedagógico de qualidade e da qual nasçam cidadãos ativos, participantes da sociedade como profissionais compromissados (Cury, 2007, p. 489)”.

Sobre a Gestão Democrática, é CORRETO afirmar:

I. A gestão democrática volta-se para a realização de um processo de decisão baseado na participação coletiva e é capaz de contribuir para o crescimento dos sujeitos envolvidos no processo democrático.

II. A gestão democrática da escola brasileira está afirmada na Constituição Federal.

III. Na gestão democrática, a elaboração do projeto pedagógico institucional é tarefa do gestor máximo da instituição.

IV. A transparência dos processos e atos é premissa fundamental da gestão democrática da educação e para tanto, é necessário fortalecer o papel das instâncias deliberativas e de controle social presentes nas instituições educativas.

A
Todas as afirmativas são verdadeiras.
B
Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.