Imagem de fundo

Os colegiados da escola têm um papel importante no processo de gestão democrática da es...

Os colegiados da escola têm um papel importante no processo de gestão democrática da escola, constituindose em espaços de ensino e democracia. Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A democratização da escola implica, além de um trabalho centrado na formação plena do cidadão, a atuação efetiva de instâncias colegiadas que permitam a participação ativa dos vários segmentos escolares.

( ) O Conselho Escolar ou Colegiado de Escola é um órgão colegiado formado por representantes das comunidades escolar e local, e que tem como atribuição deliberar somente a respeito das questões de natureza administrativa e financeira, no âmbito da escola.

( ) A gestão participativa na escola deve ser compreendida como um meio capaz de possibilitar maior envolvimento dos profissionais da educação, pais e alunos, com o planejamento e a tomada de decisões na prática cotidiana.

( ) O Conselho de Classe é o colegiado responsável para avaliar coletivamente o processo ensino-aprendizagem de cada turma, visando à identificação e ao tratamento das dificuldades de aprendizagem evidenciadas pelos alunos, bem como a análise do trabalho docente.

( ) A principal tarefa do Conselho Escolar consiste no acompanhamento do trabalho pedagógico, focando o processo ensino-aprendizagem.

( ) Superar práticas burocratizantes e rotineiras é condição para que o Conselho Escolar ocupe o seu lugar de sujeito político coletivo, como uma instância colegiada capaz de fortalecer práticas de gestão pautadas pela participação e pela democracia, como exigência ao exercício da cidadania.

A sequência está correta em


A

V, F, V, V, V, V

B

V, V, V, V, F, V

C

F, F, V, V, V, F

D

V, V, F, F, F, V

E

F, V, V, V, V, F