A gestão democrática da escola não deve ser encarada como um fim em si mesma e sim como um objetivo importante a ser alcançado pelo sistema educacional como um todo, visando a contribuir para a superação de posturas autoritárias ou individualistas, que acabam por reforçar as desigualdades sociais e econômicas. Assim sendo, é INCORRETO afirmar que
a gestão democrática deve ser analisada como um processo a ser aprendido e construído coletivamente.
a gestão democrática deve acontecer não só no interior da escola, como também nos diferentes níveis do sistema de ensino, estabelecendo novos procedimentos para a Gestão Pública.
a evolução da gestão democrática relaciona-se com mudanças na cultura organizacional da instituição escolar.
a proposta de gestão democrática expressa a vontade única e exclusiva levantada pela Direção da escola que, organizada e dimensionada em um projeto, tem definidos os caminhos que a escola vai percorrer para direcionar sua proposta pedagógica.
na ação participativa, os envolvidos no processo são autores da realidade que vivenciam e têm influência direta na formulação do trabalho que vão realizar.