Imagem de fundo

Integrado o conselho numa política mais ampla da gestão escolar, parece que outra impor...

Integrado o conselho numa política mais ampla da gestão escolar, parece que outra importante questão a ser enfrentada refere-se à necessidade de uma definição mais precisa de suas funções, dotando-o de atribuições e competências que o tornem corresponsável pela direção da escola, sem provocar choque de competências com o diretor [...]. Uma solução que se poderia imaginar para essa questão é a de dotar o conselho de escola de funções diretivas, semelhantes às que tem hoje o diretor. Dessa forma, o responsável último pela escola deixaria de ser o diretor, passando a ser o próprio conselho, em corresponsabilidade com o diretor, que dele também faz parte. A vantagem desse tipo de solução é que o conselho, na condição de entidade coletiva, fica menos vulnerável, podendo tomar medidas mais ousadas, sem que uma pessoa, sozinha corra o risco de ser punida pelos escalões superiores. Supõe-se que, assim, o dirigente da escola (o conselho) detenha maior legitimidade e maior força política, posto que representa todos os setores da escola. (...)

(PARO, Vitor Henrique. Escritos sobre Educação. Ministério da Educação. Brasília, 2001.)


A valorização dos Conselhos como estratégia de gestão democrática da educação traz implícita a relevância de sua função mobilizadora que se fundamenta no princípio da pertença do bem público ___________.


Marque a expressão que completa correta e coerentemente o enunciado.

A

centrada na responsabilidade.

B

à cidadania.

C

ao órgão colegiado.

D

à comunidade escolar.

E

da participação.