Questões de Concurso de História da Educação Brasileira - Pedagogia

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Questão de Concurso - 842377

Concurso SEDF Professor Substituto - Área Atividades 2016

Questão 76

Instituto Quadrix

Nível Superior

Na história da educação brasileira, é possível identificar diferentes concepções pedagógicas, as quais denotam o modo de realizar o ato educativo. Considerando essa informação, julgue os itens que se seguem. A falta de condições objetivas é um dos impeditivos para a aplicação, em larga escala, dos princípios norteadores da concepção progressista.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 830588

Concurso SEDF Monitor de Gestão Educacional 2016

Questão 98

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Médio

Considerando que a finalidade da educação infantil, primeira etapa da educação básica, consiste no desenvolvimento integral da criança de até cinco anos de idade, julgue os itens a seguir, a respeito das diretrizes curriculares para a educação infantil. A finalidade da educação infantil consiste no desenvolvimento integral da criança nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social, em conformidade com o desenvolvimento individual de cada criança.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1060819

Concurso IFGO Pedagogo 2019

Questão 36

Universidade Federal do Goiás (UFG)

Nível Superior

A Escola Nova, de acordo com Gadotti (2003), representou um dos movimentos mais vigorosos de renovação da educação depois da criação da escola pública burguesa. O educador norte-americano John Dewey, integrante do movimento escolanovista, propôs que o ensino deveria, prioritariamente, dar-se pela
  • A. ação.
  • B. instrução.
  • C. repetição.
  • D. memorização.

Questão de Concurso - 717836

Concurso SEE Secretário Escolar 2013

Questão 96

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Médio

No que se refere às teorias tradicionais, críticas e pós-críticas relativas ao currículo e à construção do conhecimento, julgue os itens subsequentes. Os fatores característicos da teoria pós-crítica incluem o multiculturalismo e a alteridade.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 680247

Concurso FUB Pedagogo 2013

Questão 54

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

A respeito dos fundamentos da educação e da relação educação/sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue os itens subsequentes.

A concepção da educação como técnica social, desenvolvida por Karl Mannheim, difere da função da educação como integração social apresentada por Durkheim. Para Mannheim, a função da educação é a transformação social, enquanto, para Durkheim, esta deve reforçar as características já existentes na sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1177769

Concurso SEC Coordenador Pedagógico 2017

Questão 2

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

O gráfico abaixo foi apresentado por Anísio Teixeira, em 1957. A base é representada pelo antigo ensino primário (1º ao 4º ano do ensino fundamental – primeiras quatro linhas), seguida dos antigos ensinos ginasial (6º ao 9º ano) e colegial (1º ao 3º ano do ensino médio) e, finalmente, o ensino superior.


É correto afirmar que o gráfico mostra:

  • A.

    o caráter seletivo da escola brasileira no início da segunda metade do século XX.

  • B.

    o desinteresse da população em frequentar a escola, restrito ao primário na época.

  • C.

    o formato de um obelisco que corresponde à democratização do ensino na época.

  • D.

    que a escolarização superior, apesar de disponível, não era demanda da população.

  • E.

    o número de crianças pequenas que frequentava a escola era maior do que o de adolescentes, jovens e adultos.

Questão de Concurso - 1142004

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Educação Infantil 2019

Questão 36

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Concepção de desenvolvimento que parte do pressuposto de que os eventos que ocorrem após o nascimento não são essenciais e/ou importantes para o desenvolvimento, dado que o indivíduo já nasce com padrões de comportamento. O aparecimento de cada nova capacidade depende de um processo de maturação do sistema nervoso. Bastam condições ambientais minimamente razoáveis para que esse desenvolvimento ocorra. As ideias dessa concepção serviram de base para a formulação de algumas teorias pedagógicas, influenciando muitas das práticas educativas, em especial de crianças pequenas. Para elas, foi criado o “Jardim de infância”, um lugar onde as crianças, pequenas sementes, seriam cuidadas pelos adultos, jardineiros responsáveis por fazer brotar as características individuais das mesmas. A ênfase na hereditariedade fez com que muitos professores pensassem que, diante de cada criança, não há o que fazer.

(Oliveira et alii, 2011, Creche: crianças, faz de conta e cia. Adaptado)

O texto trata da concepção de desenvolvimento

  • A.

    construtivista.

  • B.

    maturacionista.

  • C.

    interacionista.

  • D.

    ambientalista.

  • E.

    inatista.

Questão de Concurso - 809066

Concurso Professor de Ensino Infantil e Fundamental - Séries Iniciais 2016

Questão 40

FAEPESUL

Nível Superior

Os primeiros questionamentos filosóficos sobre “o que é a criança” e qual o melhor meio para educá-las nasceram e desenvolveram-se na Grécia, principalmente com Platão e Aristóteles. O psicólogo suíço Jean Piaget (1896 – 1980) é responsável por uma grande revolução acerca dos estudos referentes à criança.

I. Para o pesquisador, o homem é o sujeito da sua ação sobre o meio, ou seja, a compreensão da realidade, o desenvolvimento do raciocínio lógico-formal dá-se no indivíduo através de uma sucessão progressiva de momentos de maturação deste indivíduo em relação com o ambiente.

II. Segundo essa teoria, a vida é um processo de maturação contínua, ou seja, uma sucessão de momentos inter-relacionados. Diante deste processo, a criança é vista como um adulto pré-formado, que já traz em si a possibilidade de seu crescimento intelectual. A criança não é um resultado do meio, mas sim de sua própria razão, que já nasce com ela e precisa ser desenvolvida.

A respeito dessas assertivas, assinale a opção CORRETA:

  • A. A assertiva II é coerente com a ideia expressa na assertiva I.
  • B. As assertivas I e II são falsas.
  • C. As duas assertivas são verdadeiras.
  • D. A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.
  • E. A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.

Questão de Concurso - 481869

Concurso SAEB Professor Padrão P - Grau 1 2010

Questão 10

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

A história da educação no Brasil foi marcada por duas grandes correntes pedagógicas: a liberal e a progressista. Assinale a opção correspondente às tendências identificadas com a corrente pedagógica liberal.

  • A.

    histórico-crítica, tecnicista, renovada não diretiva e libertária

  • B.

    tradicional, renovada progressivista, renovada não diretiva e tecnicista

  • C.

    tradicional, tecnicista, libertadora e renovada não diretiva

  • D.

    renovada progressivista, tradicional, libertária e renovada não diretiva

Questão de Concurso - 1191270

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2019

Questão 13

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

Para elaborar políticas públicas voltadas a garantir o acesso e a permanência de todos os estudantes na Educação Básica é fundamental o reconhecimento da diversidade (responder as 4 questões seguintes com base nessa afirmação).

O desenvolvimento integral é um direito dos estudantes da Educação Básica brasileira. Na perspectiva da Política Municipal da Educação Integral do Município de Vitória, com relação à avaliação das aprendizagens, é correto afirmar que esta deve:

  • A.

    abolir a aplicação de atividades escritas individuais ou em trabalhos em grupo.

  • B.

    evitar a utilização de estratégias para atender às necessidades específicas.

  • C.

    ocorrer exclusivamente na semana que anteceder o Conselho de Classe.

  • D.

    ser parte integrante e indissociável de todos os momentos de ensino aprendizagens.

  • E.

    verificar o que os estudantes não aprenderam para comparar sempre uns com os outros.