Imagem de fundo

Refletindo sobre a história das políticas educacionais no Brasil, sobre a educação na R...

Refletindo sobre a história das políticas educacionais no Brasil, sobre a educação na República no período de 1911 a 1930, analise as seguintes afirmativas:

I. Durante a Primeira República, também conhecida como República Velha, República dos Coronéis ou República do Café com Leite, cujo poder estava nas mãos dos coronéis de São Paulo e Minas Gerais (política do café com leite), o governo objetivando acalmar alguns protestos que apareciam em revoltas sociais, fruto do surgimento de ideias liberais e do desejo pela ampliação dos direitos de voto, criou as primeiras instituições públicas, surgindo também, os princípios federativos definidos na Constituição de 1891, cuja atribuiu à União, a incumbência da educação superior e secundária e, aos estados, a educação elementar e profissional, reafirmando o processo de descentralização do ensino e o caráter elitista da educação.

II. Após a Primeira Grande Guerra, fenômenos como a industrialização e a urbanização formaram a nova burguesia urbana, que passou a exigir dos governantes o acesso a uma educação acadêmica e elitista. Por outro lado, o operariado também começou a fazer pressão sobre o governo e passou a exigir um mínimo de escolarização. Isso provocou um conflito que desencadeou diversos movimentos políticos e culturais, entre eles o escolanovismo.

III. Com a forte influência das ideias da pedagogia crítico-social dos conteúdos surge a esperança de democratização e de transformação da sociedade através da escola, fatos esses que forçaram a municipalização do ensino primário, apesar deste ter uma forte influência positivista (ênfase no saber científico); surgem os educadores e intelectuais da educação que debatem planos e reformas para a recuperação da educação brasileira.

Assinale

A

se somente a afirmativa I estiver correta.

B

se somente a afirmativa II estiver correta.

C

se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

D

se todas as afirmativas estiverem corretas.

E

se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.