Antônio Flávio Barbosa Moreira (2002), no seu artigo “Currículo, Diferença Cultural e Diálogo”, discorre sobre o
multiculturalismo como temática obrigatória nas discussões sobre educação, destacando que a cultura “tem adquirido
crescente centralidade nos fenômenos sociais contemporâneos (p. 16), [... trazendo] à luz a sensível diversidade de
culturas” (p. 17) e “a associação das diferenças culturais às relações de poder” (p. 17). O autor propõe responder “às
condições do mundo contemporâneo por meio de um multiculturalismo crítico” (p. 18). Para ele, “reconhecer a diferença
cultural na sociedade e na escola traz como primeira implicação, para a prática pedagógica, o abandono de uma
perspectiva monocultural, da postura que Stoer e Cortesão (1999) denominam de daltonismo cultural” (p. 25). Tendo em
vista ser imperativo, em sala de aula, o “esforço de se entender o modo ou os pressupostos de interpretação a partir
dos quais cada grupo elabora seus significados” (Moreira, ibid, p. 25), assinale a alternativa que descreve corretamente as
ações docentes que caracterizam uma postura multicultural na educação.
A
Mobilização da motivação dos alunos, dinâmicas testadas para que os alunos compreendam conceitos importantes e
atividades complementares direcionadas à erradicação de erros recorrentes com vistas à desejada aprendizagem.
B
Sensibilidade à heterogeneidade entre alunos, reconhecimento de diferenças quanto a saberes e necessidades e
propostas didáticas direcionadas às particularidades dos alunos e à promoção de interação, habilidades e competências.
C
Aulas cuidadosamente planejadas para atender à necessidade dos alunos, atividades elaboradas com antecedência,
apresentando desafios para compreender os conceitos estudados e apresentações individuais que permitam expressão
de saberes adquiridos.
D
Dinâmicas diversificadas para garantir o interesse dos alunos, competições nas quais sejam colocados em prática
conceitos importantes e avaliações com questões que contextualizem o conteúdo para dar oportunidade da
articulação de conhecimentos.
E
Temáticas variadas para levar a multiculturalidade aos alunos e propostas didáticas para evitar conflitos de entendimento
de significação que ocorrem a partir de diferentes referenciais, com vistas à promoção de uma aprendizagem
relevante e significativa.