Uma professora de Educação Infantil trabalha com uma turma de crianças da faixa etária ...

Uma professora de Educação Infantil trabalha com uma turma de crianças da faixa etária de cinco anos. Em uma de suas aulas o seu objetivo é que cada criança faça um cartão para presentear a sua mãe no Dia das Mães. Para essa atividade, a professora distribui o material e, posteriormente, explica que os alunos devem prestar atenção para ver como ela faz o desenho escolhido por ela para, posteriormente, copiarem. Conforme Zabala (1998), é correto afirmar sobre essa situação que:

A

A natureza do conteúdo obriga a professora a propor esse tipo de aprendizagem para facilitar e desenvolver a atenção e a memorização dos alunos.

B

A atividade proposta pela professora não contribui para que o aluno se sinta capaz e com vontade de fazê-la, pois não pode ser considerada como um desafio interessante.

C

A prática docente está correta, pois assim a professora pode controlar o resultado e verificar se o seu objetivo foi alcançado.

D

Está válida a atitude da professora, porque a atividade não criará conflito para os alunos, que não precisarão aplicar os seus conhecimentos prévios.

E

É uma atividade que está adequada aos alunos, porque o desenvolvimento da autonomia na faixa etária em que se encontram é um fator curricular secundário.