Pedagogia História da Educação Brasileira

Uma professora de Educação Infantil trabalha com uma turma de crianças da faixa etária de cinco anos. Em uma de suas aulas o seu objetivo é que cada criança faça um cartão para presentear a sua mãe no Dia das Mães. Para essa atividade, a professora distribui o material e, posteriormente, explica que os alunos devem prestar atenção para ver como ela faz o desenho escolhido por ela para, posteriormente, copiarem. Conforme Zabala (1998), é correto afirmar sobre essa situação que:
  • A. A natureza do conteúdo obriga a professora a propor esse tipo de aprendizagem para facilitar e desenvolver a atenção e a memorização dos alunos.
  • B. A atividade proposta pela professora não contribui para que o aluno se sinta capaz e com vontade de fazê-la, pois não pode ser considerada como um desafio interessante.
  • C. A prática docente está correta, pois assim a professora pode controlar o resultado e verificar se o seu objetivo foi alcançado.
  • D. Está válida a atitude da professora, porque a atividade não criará conflito para os alunos, que não precisarão aplicar os seus conhecimentos prévios.
  • E. É uma atividade que está adequada aos alunos, porque o desenvolvimento da autonomia na faixa etária em que se encontram é um fator curricular secundário.