Pedagogia História da Educação Brasileira

Os primeiros questionamentos filosóficos sobre “o que é a criança” e qual o melhor meio para educá-las nasceram e desenvolveram-se na Grécia, principalmente com Platão e Aristóteles. O psicólogo suíço Jean Piaget (1896 – 1980) é responsável por uma grande revolução acerca dos estudos referentes à criança.

I. Para o pesquisador, o homem é o sujeito da sua ação sobre o meio, ou seja, a compreensão da realidade, o desenvolvimento do raciocínio lógico-formal dá-se no indivíduo através de uma sucessão progressiva de momentos de maturação deste indivíduo em relação com o ambiente.

II. Segundo essa teoria, a vida é um processo de maturação contínua, ou seja, uma sucessão de momentos inter-relacionados. Diante deste processo, a criança é vista como um adulto pré-formado, que já traz em si a possibilidade de seu crescimento intelectual. A criança não é um resultado do meio, mas sim de sua própria razão, que já nasce com ela e precisa ser desenvolvida.

A respeito dessas assertivas, assinale a opção CORRETA:

  • A. A assertiva II é coerente com a ideia expressa na assertiva I.
  • B. As assertivas I e II são falsas.
  • C. As duas assertivas são verdadeiras.
  • D. A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.
  • E. A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.