Questões de Concurso de Igualdade - Pedagogia

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Questão de Concurso - 1004614

Concurso IPHAN Técnico I - Área Educação 2018

Questão 61

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Com relação aos fundamentos da educação especial na perspectiva inclusiva, julgue os itens a seguir. De acordo com a filosofia da inclusão, a educação torna-se eficaz à medida que as escolas, enquanto comunidades educativas, propõem soluções para satisfazer as necessidades de todos os alunos, como, por exemplo, estabelecer turmas próprias para alunos com deficiência separadas de turmas para alunos ditos “normais”.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 851560

Concurso SEDF Professor de Educação Básica - Área Administração 2016

Questão 52

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Com relação à educação especial/inclusiva e ao atendimento especializado, julgue os itens que se seguem. O atendimento especializado na escola não se restringe às crianças portadoras de laudos médicos.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 851564

Concurso SEDF Professor de Educação Básica - Área Administração 2016

Questão 56

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Com relação à educação especial/inclusiva e ao atendimento especializado, julgue os itens que se seguem. Os centros de ensino especial atendem, entre outros alunos, aqueles que necessitam do currículo funcional.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1176400

Concurso Professor Substituto de Ensino Fundamental 2019

Questão 35

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

A escola de qualidade para todos proporciona um ambiente amistoso e acolhedor para os alunos. Para Mantoan (2001), nas escolas inclusivas, as pessoas se apoiam mutualmente e suas necessidades específicas são atendidas por seus pares, sejam colegas de classe, de escola ou profissionais de áreas afins. Segundo a autora, a abertura das escolas às diferenças depende de a educação fundamental

  • A.

    reduzir a experiência psicológica do conhecimento à respostas observáveis, que correspondem a reações e a estímulos observáveis.

  • B.

    estar centrada na aprendizagem, o que torna imprescindível uma abordagem evolutiva e progressista do processo de ensino.

  • C.

    derivar da experiência imediata ou introspectiva do sujeito cognoscente, motor e intuitivo.

  • D.

    conceber o conhecimento como inato e o saber transmitido, pouco a pouco, pelo discurso do professor.

  • E.

    conceber e ministrar o ensino de modo que se centralize nas disciplinas curriculares, tendo como preocupação a aquisição de um saber científico.

Questão de Concurso - 1060844

Concurso IFGO Técnico em Assuntos Educacionais 2019

Questão 31

Universidade Federal do Goiás (UFG)

Nível Superior

A questão das desigualdades perante o ensino educacional temse constituído em um fenômeno central para a compreensão da estratificação social e ocupacional nas sociedades capitalistas contemporâneas. Isto se explica
  • A. pela condição de que, por um determinado tempo, as características do ensino educacional visavam às desigualdades sociais com o objetivo da construção e manutenção de determinadas hierarquias sociais.
  • B. pela perspectiva de que o ensino escolar tem como função no sistema educacional, antes de mais nada, ser seletivo para os indivíduos no contexto de uma cultura em desenvolvimento e em uma sociedade emergente.
  • C. pelo aspecto de que, nos países em desenvolvimento, a estratificação social é fundamental para o crescimento e o ensino educacional não é significativo para a socialização e integração dos indivíduos.
  • D. pelo fato de que, durante um certo período, teorias e ideologias atribuíram à educação o papel de redentora das disparidades socioeconômicas e culturais presentes nas sociedades de classes ocidentais.

Questão de Concurso - 1060828

Concurso IFGO Pedagogo 2019

Questão 45

Universidade Federal do Goiás (UFG)

Nível Superior

A escola inclusiva tem se tornado, ao longo do tempo, um tema amplamente discutido, visto que a ideia de inclusão não é um tema recente entre os educadores brasileiros. Porém, o que tem se configurado como novo é o movimento educacional que, seja por concordar com os princípios da educação inclusiva, seja por força de lei, procura instaurar o novo como condição necessária de adequação das escolas às exigências atuais. Assim sendo, para que a inclusão se efetive, faz-se necessária
  • A. a compreensão de que há um único modelo de cientificidade e ensino a ser seguido.
  • B. a propagação da concepção de normalização como forma de inclusão nas escolas.
  • C. uma alteração do atual paradigma educacional, construído com base nos princípios da escola para poucos.
  • D. uma valorização das categorizações e das oposições, como iguais versus diferentes e normais versus deficientes.

Questão de Concurso - 1037191

Concurso AGU Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Questão 54

Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível Superior

A respeito da educação especial no Brasil, é correto afirmar que
  • A. apesar dos esforços, o Brasil ainda não conseguiu construir uma política dessa natureza.
  • B. a política nacional de educação especial na perspectiva inclusiva tem por fim oferecer às pessoas com deficiências e/ou transtornos, oportunidades de acesso, participação e aprendizagem em escolas regulares.
  • C. o atual Plano Nacional de Educação é omisso em relação a esse assunto.
  • D. a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva tem como principal foco o atendimento a pessoas com deficiência; com transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, em instituições especializadas que possam atender adequadamente às suas necessidades.
  • E. a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva adotada no Brasil é referência em muitos países da América Latina.

Questão de Concurso - 1060842

Concurso IFGO Pedagogo 2019

Questão 59

Universidade Federal do Goiás (UFG)

Nível Superior

A inclusão implica um esforço de modernização e reestruturação das condições de funcionamento e organização da maioria das escolas brasileiras, em especial as de educação básica. No entanto, mudar a escola é enfrentar, de acordo com Mantoan, estudiosa da questão da inclusão, muitas frentes de trabalho, cuja tarefa fundamental é:
  • A. recriar o modelo educativo da escola, tendo como eixo o ensino para todos.
  • B. reorganizar administrativamente as escolas, tendo como princípio a normalização.
  • C. reestruturar a prática pedagógica dos professores, tendo como eixo o ensino especializado.
  • D. aprimorar os sistemas educacionais, tendo como princípio a integração.

Questão de Concurso - 1138291

Concurso SME Coordenador Pedagógico 2019

Questão 40

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Hédio Silva Junior, in Bento (2011), considera que já há, no Brasil, “o reconhecimento legal do racismo contra crianças negras e a noção de intervenção preventiva”. Ele argumenta que, nos últimos anos, é crescente a preocupação com formulações conceituais e normativas capazes de orientar a atuação de professores e gestores no tratamento da diversidade étnico-racial na educação infantil. No entanto, segundo o autor, essas formulações “geralmente baseiam-se em um equívoco conceitual que minimiza, empobrece e esvazia o desempenho da educação infantil, qual seja, a ideia de que se deve adotar um posicionamento meramente reativo”. Apontando a “insuficiência” de tal posicionamento, Silva Junior argumenta que a própria Constituição Federal e o ECA prescrevem que a criança deve ser colocada a salvo de toda “negligência, discriminação, crueldade e opressão”, mas que a educação escolar pode fazer muito mais do que reprimir a discriminação – ela pode e deve preparar crianças e adultos para

  • A.

    respeitarem, em situações públicas, as etnias inferiorizadas.

  • B.

    promoverem reparações às pessoas vitimadas pela discriminação e pelo preconceito.

  • C.

    prestigiarem manifestações culturais das diversas raízes étnico-raciais brasileiras.

  • D.

    valorizarem a diversidade étnico-racial e construírem uma sociedade igualitária.

  • E.

    conhecerem primeiro sua própria origem étnico-racial para poderem respeitar a dos outros.

Questão de Concurso - 1138342

Concurso SME Coordenador Pedagógico 2019

Questão 57

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Orlando é candidato no concurso para seleção de Coordenador Pedagógico da SME-SP. Ao estudar o tema da Educação de Jovens e Adultos – EJA, recorreu ao artigo de Moura, in Silva e Pereira (2015). Nesse artigo, verificou que “boa parte das propostas curriculares tem sido incapaz de incorporar as necessidades diárias dos sujeitos que constituem a escola. Tal fato tem afastado cada vez mais os alunos do Ensino Fundamental regular, e estes, ao retornarem para a escola, inserem-se na EJA”. Segundo o artigo, outro grupo que vem migrando para a EJA são os alunos da Educação Inclusiva, pois, à medida que atingem a idade limite de permanência na modalidade do regular e, no desejo de darem continuidade aos estudos, passam a frequentar a EJA. “Mas, como trabalhar esse grupo?” Este questionamento tem levado professores e gestores a buscarem soluções no intuito de, sem discriminar,

  • A.

    priorizarem os alunos mais fracos e egressos da educação inclusiva.

  • B.

    desenvolverem um trabalho pedagógico, priorizando os mais idosos e egressos do Ensino Fundamental regular.

  • C.

    cumprirem todo o programa proposto para o ano que os alunos frequentam.

  • D.

    ajudarem os alunos na socialização, adaptação e assimilação dos conteúdos da melhor forma possível.

  • E.

    cuidarem sobretudo da socialização dos alunos, sem se preocuparem em ensinar os conteúdos.