Pedagogia Organização do Trabalho Pedagógico Projeto Político-Pedagógico (PPP) Conceitos, objetivos e características do PPP Princípios do PPP Igualdade

A obra “Diferentes, não desiguais” reúne diversos textos temáticos, entre os quais, destacam- se: os estereótipos de feminilidade e masculinidade, regras de comportamento, a relação entre gênero e diversidade sexual, definições de violência de gênero e suas manifestações dentro e fora da escola e outros. De acordo com os argumentos apresentados pelos autores da referida obra, pode- -se afirmar que:

  • A.

    Os autores mencionam que há ainda pessoas que recusam a lógica binária de classificação. Dessa maneira, pode-se utilizar outras variações, como o uso de @, x ou outras vogais como o “e” ou “i”. Exemplos: alun@s, alunxs, alunes ou alunis.

  • B. Os autores consideram o uso da linguagem exclusiva para nos referirmos às pessoas e mencionam alguns exemplos, tais como, alunas e alunos, professoras e professores.
  • C.

    Os autores descartam alguns exemplos de estereótipos de gênero, tais como: “menino não chora”; “toda mulher quer ser mãe”; “o menino é mais agitado”, ou ainda, “menina amadurece mais cedo”.

  • D.

    Segundo os autores, as normas de gênero, além de serem regras restritivas, que tentam encaixar as pessoas em estereótipos sociais, são também a base para muitas situações de igualdades.