Pedagogia Organização do Trabalho Pedagógico Projeto Político-Pedagógico (PPP) Conceitos, objetivos e características do PPP Princípios do PPP Igualdade

Para superar os desafios pedagógicos, é necessário avaliar sistematicamente o ensino e a aprendizagem. Tradicionalmente, no entanto, as práticas de avaliação desenvolvidas na escola têm se constituído em práticas de exclusão. Considerando que o professor deve reconhecer a necessidade de avaliar com diferentes finalidades, e para se evitar a prática da exclusão, ele NÃO deve

  • A.

    conhecer as crianças e os adolescentes, considerando as características da infância e da adolescência e o contexto extraescolar.

  • B.

    conhecer os alunos nos tempos e espaços da escola, identificando as estratégias que usam para atender às demandas escolares e, assim, alterar, quando necessário, as condições nas quais é realizado o trabalho pedagógico.

  • C.

    identificar apenas os conhecimentos prévios dos estudantes, em algumas áreas do conhecimento e a partir daí, de forma improvisada, oferecer um ou outro conteúdo, para a classe como um todo, preocupando-se apenas com os resultados finais de aprovação e reprovação.

  • D.

    identificar os avanços e encorajar os alunos a continuar construindo conhecimentos nas diferentes áreas do conhecimento e desenvolver capacidades.

  • E.

    conhecer as dificuldades dos alunos e planejar atividades que os ajudem a superá-las, evitando acumular dificuldades.