Pedagogia Organização do Trabalho Pedagógico Projeto Político-Pedagógico (PPP) Conceitos, objetivos e características do PPP Princípios do PPP Igualdade

Leia as afirmativas a seguir:

I. As atividades desenvolvidas no âmbito escolar, durante o Ensino Fundamental, devem permitir ao educando desenvolver a capacidade de conhecer a diversidade do patrimônio étnicocultural brasileiro, tendo atitude de respeito para com pessoas e grupos que a compõem, reconhecendo a diversidade cultural como um direito dos povos e dos indivíduos e elemento de fortalecimento da democracia.

II. A temática da pluralidade cultural, no Ensino Fundamental, deve levar o aluno a compreender que a nação brasileira comporta a existência de diferentes grupos sociais – cada um com suas singularidades – e eles próprios têm histórias e um modo de vida específico. Espera-se também que relacione a isso o conhecimento de diferentes formas de habitação, de organização espacial, de vestimenta e outros itens da vida cotidiana, assim como de expressões culturais diversas, e compreenda que diferentes grupos humanos não produzem diferentes formas de organização políticosocial e econômica a que correspondem diferentes modos de organizar o trabalho e a produção de conhecimentos.

Marque a alternativa CORRETA:

  • A. As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B. A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C. A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D. As duas afirmativas são falsas.