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O esforço pela inclusão social e escolar de pessoas com necessidades especiais no Brasi...

O esforço pela inclusão social e escolar de pessoas com necessidades especiais no Brasil é a resposta para uma situação que perpetuava a segregação dessas pessoas e cerceava o seu pleno desenvolvimento. Até o início do século 21, o sistema educacional brasileiro abrigava dois tipos de serviços: a escola regular e a escola especial - ou o aluno frequentava uma, ou a outra.

(https://novaescola.org.br/conteudo/554/os-desafios-da-educacao-inclusiva-foco-nas-redes-de-apoio)


Na última década, nosso sistema escolar modificou-se com a proposta inclusiva e um único tipo de escola foi adotado, que é a escola que:


A

acolhe todos os alunos, que deve apresentar meios e recursos adequados e oferecer apoio àqueles que encontram barreiras para a aprendizagem.

B

possui salas diferenciadas e adaptadas, e professores especializados para cada tipo de transtorno apresentado pelos alunos.

C

avalia os alunos e os encaminha para os setores médicos determinados pela prefeitura para tratamento adequado.

D

recebe todos os alunos e os organiza por tipo de deficiência, independentemente da faixa etária dos alunos.

E

aceita alunos portadores de deficiências físicas ou motoras e encaminha os alunos portadores de deficiências mentais para o posto de saúde.