Pedagogia Organização do Trabalho Pedagógico Projeto Político-Pedagógico (PPP) Conceitos, objetivos e características do PPP Princípios do PPP Igualdade

Educação Brasileira: Temas Educacionais e Pedagógicos e Noções de Igualdade Racial e de Gênero

Etnoeducacionais são territórios

  • A.

    em que estão os povos indígenas que usam uma única língua indígena para o ensino escolar dessa língua.

  • B.

    em que as terras indígenas, mesmo que descontínuas, são ocupadas por povos indígenas que mantêm relações intersocietárias caracterizadas por raízes sociais e históricas, relações políticas e econômicas, filiações linguísticas, valores e práticas culturais compartilhados.

  • C.

    correspondentes aos das terras indígenas contínuas, demarcadas pela FUNAI, coincidentes com a divisão político-administrativa do Estado para o estabelecimento de um sistema educacional indígena que respeite suas culturas e linguagens.

  • D.

    reconquistados pelos índios após a colonização, cujos povos apresentem valores e práticas culturais compartilhados e isolamento em relação ao acesso a escolas não indígenas.

  • E.

    compreendidos na divisão administrativa territorial das superintendências de educação estadual e estejam em áreas de difícil acesso que impeçam a frequência das crianças nas escolas da comunidade.