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Educação Brasileira: Temas Educacionais e Pedagógicos e Noções de Igualdade Racial e de Gênero

A Constituição Federal de 1988 assegurou aos índios o direito de preservarem suas línguas, culturas e tradições. O desenho abaixo foi feito por um professor indígena em atividade de formação. Intitulado “Fábrica de fazer brancos”, o desenho é a memória da escola não indígena por ele frequentada.




Observando essa representação e tendo em vista os direitos constitucionais dos índios, é correto afirmar:


 

  • A.

    A escola não indígena está preparada e adequada para ofertar uma educação inclusiva universal e igual para todos, garantindo a humanização e civilidade do povo sem preconceitos e discriminações.

  • B.

    A escola funciona como maquinaria a formatar personalidades idênticas e garante o pleno exercício da cidadania de todos que obtém sucesso nas avaliações.

  • C.

    Para a garantia dos direitos sociais, civis e políticos dos povos indígenas, no campo da educação escolar, a existência de escolas indígenas é um direito de cidadania e um direito humano inalienável.

  • D.

    A organização da vida escolar no sistema de ensino respeita a diversidade e busca a equidade dando a cada um as ferramentas necessárias para tornar-se útil a si e à sociedade.

  • E.

    A escola não indígena contribui para a assimilação do índio na sociedade por ser a única apta para certificar e diplomar escolares para o ingresso no mercado de trabalho.