Pedagogia Organização do Trabalho Pedagógico Projeto Político-Pedagógico (PPP) Conceitos, objetivos e características do PPP Princípios do PPP Igualdade

Mantoan (2006) analisa as condições que contribuem para que as escolas se tornem ambientes educacionais verdadeiramente inclusivos. Nessa reflexão, são apresentados os entraves para uma educação mais humana, mais democrática.

MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer?. São Paulo: Moderna, 2006.

Considerando esse contexto, analise as seguintes afirmativas e a relação proposta entre elas.

I. Não há inclusão quando o professor itinerante / assistente permanece o tempo todo ao lado da sua criança na sala de aula da escola comum,

PORQUE

II. o profissional de apoio escolar é uma pessoa que exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessário. Devem ser observados os meios para a garantia de direito de igualdade de oportunidades e o combate à discriminação em razão da deficiência.

A respeito dessas afirmativas e de sua inter-relação, assinale a alternativa correta.

  • A.

    I e II são verdadeiras, e II é uma justificativa de I.

  • B.

    I e II são verdadeiras, mas II não é uma justificativa de I.

  • C. I é verdadeira, e II é falsa.
  • D. D) I é falsa, e II é verdadeira.