O movimento mundial pela inclusão é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. Nesse sentido, a educação inclusiva:
constitui um objetivo educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e liberdade como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de justiça social ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão do deficiente na sociedade.
constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.
constitui uma política educacional fundamentada na concepção de escola para todos que considera os direitos dos cidadãos e deveres do estado para efetivação da inclusão, e que avança em relação a ideia de uma sociedade contemporânea ao considerar a escola como meio inclusivo.
Constitui uma necessidade educacional fundamentada na concepção de direitos humanos, que conjuga inclusão e justiça social como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade social ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da discriminação dento e fora da escola.