O movimento de inclusão escolar assegura o direito à educação a todos os estudantes, sem exceções.
Neste contexto, é correto afirmar:
O direito à diferença deve ser entendido como o reconhecimento de algumas poucas diferenças cognitivas.
Quando o sistema educacional se organiza numa perspectiva inclusiva, os métodos de ensino diferenciados são exclusivamente direcionados para o estudante com determinada especificidade.
Ao se falar em inclusão, o caminho para a solução dos problemas encontrados é a organização da unidade com base em princípios e perspectivas socioculturais, superando propostas que consideram as diferenças como características inerentes ao ser humano.
A inclusão escolar implica repensar o currículo, a organização dos tempos e espaços de aprendizagem, a abordagem pedagógica, as inter-relações entre os sujeitos, os modos como se dão o processo avaliativo e os demais elementos do contexto escolar.
A perspectiva da inclusão escolar é tomada como uma característica comum a alguns estudantes, compreendendo a diferença de fatores e particularidades, de subjetividades e de dinâmicas pedagógicas.