Pedagogia Organização do Trabalho Pedagógico Projeto Político-Pedagógico (PPP) Conceitos, objetivos e características do PPP Princípios do PPP Igualdade

Carmen Basil, in Coll (org.), afirma que o termo paralisia cerebral engloba um conjunto de sintomatologias diversas. Diante disso, a paralisia cerebral consiste em

  • A.

    lesões no encéfalo, produzidas por acidentes de trânsito ou domésticos, agressões, etc. As sequelas variam em função da gravidade da lesão, da duração e da profundidade da perda da consciência.

  • B.

    anomalia congênita que pode produzir diversos graus de paralisia, perda de sensibilidade cutânea, problemas de circulação do líquido cefalorraquidiano e hidrocefalia com afecções cognitivas e de linguagem.

  • C.

    malformação congênita da estrutura primitiva que dá origem ao cérebro e à medula espinhal. As principais complicações podem ser: paralisia de membros inferiores, dificuldades de aprendizagem, dentre outros aspectos.

  • D.

    transtorno motor complexo, que pode incluir aumento ou diminuição do tônus em determinados grupos musculares, alterações da postura ou do equilíbrio, e/ou da coordenação e da precisão dos movimentos.

  • E.

    doença que causa desordem cerebral degenerativa, caracterizada por déficits cognitivos manifestados por distúrbios de memória que podem estar associados com distúrbios de linguagem, apraxia, agnosia, dentre outros.