Questão 538745 - Igualdade
Concurso: Secretaria de Estado de Educação de São Paulo - SP (SEE/SP) 2012
Cargo: Professor II - Área Educação Especial - Deficiência Física
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
Nível: Superior
Pedagogia Organização do Trabalho Pedagógico Projeto Político-Pedagógico (PPP) Conceitos, objetivos e características do PPP Princípios do PPP Igualdade
Carmen Basil, in Coll (org.), afirma que o termo paralisia cerebral engloba um conjunto de sintomatologias diversas. Diante disso, a paralisia cerebral consiste em
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A.
lesões no encéfalo, produzidas por acidentes de trânsito ou domésticos, agressões, etc. As sequelas variam em função da gravidade da lesão, da duração e da profundidade da perda da consciência.
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B.
anomalia congênita que pode produzir diversos graus de paralisia, perda de sensibilidade cutânea, problemas de circulação do líquido cefalorraquidiano e hidrocefalia com afecções cognitivas e de linguagem.
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C.
malformação congênita da estrutura primitiva que dá origem ao cérebro e à medula espinhal. As principais complicações podem ser: paralisia de membros inferiores, dificuldades de aprendizagem, dentre outros aspectos.
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D.
transtorno motor complexo, que pode incluir aumento ou diminuição do tônus em determinados grupos musculares, alterações da postura ou do equilíbrio, e/ou da coordenação e da precisão dos movimentos.
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E.
doença que causa desordem cerebral degenerativa, caracterizada por déficits cognitivos manifestados por distúrbios de memória que podem estar associados com distúrbios de linguagem, apraxia, agnosia, dentre outros.