Pedagogia Organização do Trabalho Pedagógico Projeto Político-Pedagógico (PPP) Conceitos, objetivos e características do PPP Princípios do PPP Igualdade

Na perspectiva da educação inclusiva, cabe destacar que a educação especial tem como objetivo assegurar a inclusão escolar do estudante com deficiência, transtorno global do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação (AH/SD), nas turmas comuns do ensino regular.

Considerando-se essas informações, é correto afirmar que as escolas da rede regular de ensino devem organizar suas classes comuns com o objetivo de

  • A. realizar a complementação ou suplementação curricular por meio da utilização de procedimentos, de equipamentos e de materiais específicos.
  • B. concentrar os estudantes com necessidades educacionais especiais na única classe do ano escolar em que foram classificados, de modo que essa turma inteira se beneficie das diferenças.
  • C. identificar potencialidades e dificuldades de aprendizagem dos estudantes bem como detectar problemas de ensino-aprendizagem para, posteriormente, encaminhá-los para centros de atendimento especializados.
  • D. flexibilizar e adaptar o currículo, considerando o significado prático e instrumental dos conteúdos básicos para atender aos estudantes com necessidades educacionais especiais.
  • E. ter na escola professores que saibam lidar com necessidades educacionais especiais, mas não necessariamente dispor de profissionais com especialização para o atendimento às necessidades educacionais dos alunos.