Imagem de fundo

A respeito do universo da interdisciplinaridade e da transversalidade, assinale a afirm...

A respeito do universo da interdisciplinaridade e da transversalidade, assinale a afirmativa incorreta.

A

A didática multidimensional está implicada com os conceitos de curiosidade epistemológica (FREIRE, 2011), de multirreferencialidade (ARDOINO, 1992) e da relação com o saber (CHARLOT, 2000).

B

No desenvolvimento de atividades interdisciplinares, o aluno não constrói sozinho o conhecimento, mas sim em conjunto com outros e tendo a figura do professor como uma orientação, um norte a ser seguido. Conforme Fazenda (2008), existem cinco princípios relacionados a essa prática: humildade, espera, respeito, coerência e desapego.

C

A transversalidade diz respeito à possibilidade de se instituir, na prática educativa, uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade). A escola vista por esse enfoque deve possuir uma visão mais ampla, acabando com a fragmentação do conhecimento, pois somente assim se apossará de uma cultura interdisciplinar.

D

Os temas transversais são campos férteis para a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade em concordância com as áreas do conhecimento, pois, ao usar a criatividade de maneira a preservar os conteúdos programáticos, vinculam-se aos contextos, que podem ter evidência prática na vida real, social e comunitária do aluno.

E

Piaget sustentava que a multidimensionalidade seria uma forma de se chegar à transdisciplinaridade, etapa que não ficaria na interação e reciprocidade entre as ciências, mas alcançaria um estágio em que não haveria mais fronteiras entre as disciplinas.