No campo educacional assiste-se, nas últimas décadas, a uma sistemática defesa de uma p...

No campo educacional assiste-se, nas últimas décadas, a uma sistemática defesa de uma pedagogia interdisciplinar, da adoção, pelo educador, de uma atitude interdisciplinar, da necessidade de as escolas promoverem um ensino que possibilite uma visão global do conhecimento científico em contraponto aos currículos fragmentados que caracterizaram a educação da chamada era moderna. Entretanto, constatam-se algumas dificuldades em transformar tais recomendações em práticas pedagógicas efetivas, tendo em vista que

A

a execução de um projeto interdisciplinar depende de uma política especial que garanta os aportes financeiros capazes de financiar as reformas dos prédios escolares, adequando os ambientes para a execução das atividades, de modo a reunir todos os conteúdos previstos no currículo.

B

intervir no âmbito das políticas educacionais para que sejam promulgadas leis específicas que orientem a implantação da perspectiva interdisciplinar como obrigatória nas escolas de educação básica, promovendo-se uma ampla reforma curricular em todo o território nacional.

C

as mudanças de atitudes e de práticas pedagógicas não dependem apenas de um ato de vontade de um sujeito ou de um conjunto de pessoas que, por opção, decidem modificar os princípios que fundamentam as suas ações. Tais mudanças dependerão também do contexto sócio-histórico-cultural no qual se inserem.

D

uma renovação no quadro docente das escolas que decidirem modificar a sua prática é necessária, reunindo professores que tenham a formação adequada para atuar de forma interdisciplinar e que também possam promover o treinamento dos demais integrantes da comunidade escolar.