A aprendizagem se dá por meio da troca dos sentidos construídos no diálogo e na valoriz...

A aprendizagem se dá por meio da troca dos sentidos construídos no diálogo e na valorização de diferentes vozes que circulam nos espaços de interação. Com efeito, o conhecimento é uma construção coletiva, que integra diferentes eixos do saber. Desse modo, o trabalho pedagógico com crianças deve garantir a relação entre esses eixos. Logo, articular Ciências Sociais, Ciências Naturais, Noções Lógicas Matemáticas e Linguagens se constitui como princípio basilar da escola.


Pensar o fazer pedagógico em áreas do conhecimento ajuda o estudante a perceber os saberes de forma interdisciplinar e a desenvolver atitudes de observação, de investigação e de comparação das relações entre o homem e o seu meio, porque:


A

o trabalho didático desenvolvido de forma articulada tem a finalidade de desafiar as crianças a simular situações, elaborar hipóteses, refletir sobre situações do cotidiano e se posicionar, estabelecendo relações e percebendo o sentido dessas áreas em suas ações cotidianas.

B

só assim, valorizam-se as áreas de Estudos Sociais e de Ciências tanto quanto a Matemática e a Língua Portuguesa, na medida em que todos os conteúdos são importantes para o desenvolvimento infantil.

C

os projetos didáticos desenvolvidos de forma articulada assumem a responsabilidade de organizar as situações escolares, planejando-as de modo que atendam aos objetivos de cada disciplina com equilíbrio.

D

o cotidiano escolar fica bem distribuído, dividindo-se o horário semanal em atividades das diferentes áreas de conhecimento, para que todas as competências sejam trabalhadas de forma equânime.

E

as avaliações formais, como provas e testes, podem ser temáticas, elaboradas a partir dos conteúdos de cada área, possibilitando que os estudantes com dificuldades em determinada matéria possam compreender melhor as questões propostas.