Questões de Concurso de Artes e ludicidade - Pedagogia

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Questão de Concurso - 1200448

Concurso

Questão 39

Nível

Lopes (2011) apresenta os objetivos pedagógicos dos jogos no contexto escolar.

Assinale a alternativa que apresenta três objetivos citados pelo autor.

  • A.

    Aprender a competir, desenvolver a criatividade e aprender com a derrota.

  • B.

    Desenvolver antecipação e estratégia, trabalhar a ludicidade e aprender a cooperar.

  • C.

    Desenvolver as habilidades motoras fundamentais, cooperar e ampliar as relações sociais.

  • D.

    Rever limites, desenvolvimento da autonomia e ampliar o raciocínio lógico.

  • E.

    Desenvolver a organização espacial, desenvolver as habilidades motoras e aprender a socializar.

Questão de Concurso - 1191810

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Educação Infantil 2019

Questão 48

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

As crianças se expressam pelo ato lúdico, e é através desse ato que a infância carrega consigo as brincadeiras. Elas perpetuam e renovam a cultura infantil, desenvolvendo formas de convivência social, modificando-se e adquirindo novos conteúdos, a fim de se renovar a cada nova geração. É pelo brincar e repetir a brincadeira que a criança saboreia a aquisição de um novo saber fazer, incorporando-o a cada novo brincar.

Atualmente, foram incorporados, aos jogos infantis tradicionais, brinquedos eletrônicos, como os videogames, carros com controle remoto, minigames... Eles fazem parte das novas tecnologias do brincar.

Nesse contexto, cabe aos educadores:

  • A.

    determinar um dia na semana para que as crianças levem seus brinquedos favoritos para à escola.

  • B.

    pesquisar e divulgar a procedência dos materiais utilizados na produção dos novos brinquedos.

  • C.

    planejar um projeto que compare as brincadeiras e os brinquedos de antigamente com os atuais.

  • D.

    conversar sobre os efeitos negativos de se ficar muito tempo brincando com jogos eletrônicos.

  • E.

    compreender como as crianças se constituem crianças através desses novos brinquedos.

Questão de Concurso - 1192536

Concurso Educador Infantil 2018

Questão 39

Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL)

Nível Superior

Durante as atividades recreativas propostas na escola, o jogo se manifesta nas crianças de forma natural. Há uma atenuação da tensão interna, na forma espontânea e descontraída com que as crianças se exercitam, sem medo e de acordo com regras de comportamento. Dessa forma, o jogo favorece quais desenvolvimentos?

  • A.

    Desenvolvimento físico, mental e emocional das crianças.

  • B.

    Desenvolvimento cognitivo, mental e racional das crianças.

  • C.

    Desenvolvimento psíquico, religioso e emocional das crianças.

  • D.

    Desenvolvimento econômico e emocional das crianças.

Questão de Concurso - 1166928

Concurso SME/MT Técnico em Desenvolvimento Infantil 2019

Questão 18

SELECON Instituto Nacional de Seleções e Concursos (SELECON)

Nível Médio

Buscar a expressão nos corpos infantis coloca o educador no lugar de pesquisador dos interesses e necessidades da criança pequena. Nesse contexto, a respeito do trabalho com a linguagem corporal na Educação Infantil, pode-se afirmar:

  • A.

    Muitas práticas estão fundamentadas na crença da padronização dos corpos, contenção dos movimentos infantis e expectativas de que todas as crianças possam responder a um estímulo da mesma maneira.

  • B.

    A linguagem corporal vem acompanhada da oralidade como ponto fundante da relação com a criança na creche e pré-escola.

  • C.

    O movimento é uma necessidade das crianças. As crianças precisam correr, tocar, explorar tudo que as cerca, contudo é preciso dar limites, contêlas de modo a protegê-las de acidentes.

  • D.

    A organização de tempos e espaços nas instituições de Educação Infantil definem como ampliamos as sensibilidades e percepções de mundo das crianças quando estão articuladas à elaboração de projetos e dos conteúdos de ensino que vão compor os currículos.

Questão de Concurso - 1137877

Concurso Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho Professor - Área: Educação Infantil 2019

Questão 33

Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Nível Superior

A brincadeira de pular corda, tão popular no Brasil, propõe às crianças uma pesquisa corporal intensa, tanto em relação às diferentes qualidades de movimento que sugere (rápidos ou lentos; pesados ou leves) como também em relação à percepção espaçotemporal, já que, para “entrar” na corda, as crianças devem sentir o ritmo de suas batidas no chão para perceber o momento certo. A corda pode também ser utilizada em outras brincadeiras desafiadoras. Sobre a importância dos jogos e brincadeiras, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) e Falso (F).

( ) As atividades que ocorrem nas instituições requerem posturas corporais distintas no ambiente, garantindo a postura mais adequada para cada atividade, restringindo modelos estereotipados.

( ) São muitos os jogos existentes nas diferentes regiões do Brasil que podem ser utilizados e cabe ao professor levantar junto às crianças, familiares e comunidade, àqueles mais significativos.

( ) As brincadeiras e jogos envolvem a descoberta e a exploração de capacidades físicas das crianças, além da expressão de emoções, afetos e sentimentos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  • A. F, V, V
  • B. V, V, F
  • C. F, V, F
  • D. V, F, V

Questão de Concurso - 1173630

Concurso Professor de Educação Básica 2017

Questão 42

Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM)

Nível Superior

Em ''Á criança é a cultura lúdica'' Brougere defende que o jogo:

  • A.

    tem como principal característica o fato de dispor de comportamento específico que permite separar claramente a atividade lúdica de qualquer outro comportamento.

  • B.

    só existe dentro de um sistema de designação, de interpretação das atividades humanas.

  • C.

    não possui uma expressão significativa, é apenas uma atividade livre, portanto, não importa o modo ou estado de espírito com que se brinca.

  • D.

    diferente de outras atividades, não se inscreve num sistema de significações, ou seja não se interpreta como brincar ou por que se brinca.

Questão de Concurso - 1172920

Concurso RJ Professor 2015

Questão 10

Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM)

Nível Superior

O jogo é uma atividade física e/ou mental organizada por um sistema de regras. É uma atividade lúdica, que se realiza de forma prazerosa. Jogar é uma atividade natural do ser humano. Ao recorrer ao uso de jogos, o professor está criando na sala de aula uma atmosfera de interesse que permite aos alunos participarem ativamente do processo ensino-aprendizagem da seguinte maneira:

  • A.

    brincando livremente e se divertindo com os colegas, a fim de conhecê-los melhor

  • B.

    buscando acertar sempre, a fim de conseguirem uma melhor pontuação nos jogos executados

  • C.

    assimilando experiências e informações e, sobretudo, incorporando atitudes e valores

  • D.

    brincando livremente, mas levando em conta as atitudes dos outros colegas para que não haja trapaça

Questão de Concurso - 1122048

Concurso Prefeitura de Cuiabá Professor do Ensino Fundamental - Área Pedagogia 2019

Questão 54

SELECON Instituto Nacional de Seleções e Concursos (SELECON)

Nível Superior

Segundo Kamii (1986), o uso dos jogos no ensino da matemática não é uma prática nova, mas o que a autora propõe é trazer osjogos de um plano secundário para um plano principal na educação infantil, pois considera que os jogos devem ser usados:

  • A.

    como prêmios em atividades extras para as crianças que terminarem corretamente um trabalho

  • B.

    como um complemento para reforço da aprendizagem por meio de cartões-relâmpago

  • C.

    porque são meios suficientes para a aprendizagem da aritmética por crianças nessa etapa escolar e melhores do que lições em cópias mimeografadas

  • D.

    porque são meios úteis para promover a memorização dos números mediante a repetição exaustiva

Questão de Concurso - 1000858

Concurso SESAP Educador Social 2018

Questão 45

Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE)

Nível Superior

Os jogos educacionais são estratégias para promover a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes em espaços formais e não formais. Numa discussão sobre as possibilidades e as limitações desse tipo de atividade, um Educador Social faz algumas afirmações, presentes nos itens a seguir.

I Os jogos educacionais despertam o interesse e permitem atividades que devem ser realizadas em grupo, fazendo com que o estudante libere as emoções, aprenda conceitos, dentre outros aspectos.

 II Os jogos podem explorar diversos aspectos, como a ludicidade nos jogos de exercício, os simbólicos e os de construção.

III As interferências constantes dos professores durante os jogos educacionais sempre estimula os estudantes para uma maior independência.

IV Os jogos educacionais podem favorecer os processos de socialização dos estudantes.

Das afirmações feitas pelo Educador Social, estão corretas

  • A. I e II.
  • B. II e IV.
  • C. III e IV.
  • D. I e III.

Questão de Concurso - 863005

Concurso UFF Pedagogo 2016

Questão 59

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Nível Superior

Vivemos hoje em uma destas épocas limítrofes na qual toda a antiga ordem das representações e dos saberes oscila para dar lugar a imaginários modos de conhecimento e estilos de regulação social ainda pouco estabilizados. Vivemos um destes raros momentos em que, a partir de uma nova configuração técnica, quer dizer, de uma nova relação com o cosmos, um novo estilo de humanidade é inventado. (…) Palavras, frases, letras, sinais ou caretas interpretam, cada um à sua maneira, a rede das mensagens anteriores e tentam influir sobre o significado das mensagens futuras. O sentido emerge e se constrói no contexto. É sempre local, datado, transitório. A cada instante, um novo comentário, uma nova interpretação, um novo desenvolvimento podem modificar o sentido que havíamos dado a uma proposição quando ela foi emitida inicialmente. Pierre Lévy chama esse processo de:
  • A. renascença emergente.
  • B. mudança de paradigma.
  • C. mundo digitalizado.
  • D. jogo da comunicação.
  • E. sociologia da linguagem.