Os objetivos do ensino superior estão centrados, legalmente,
no atendimento de três funções: pesquisa, ensino e extensão.
Apesar disso, com apoio em alguns estudos, pode-se afirmar
que, nas universidades brasileiras, tais funções não se complementam
de forma harmoniosa, tendo em vista que
A
como em outros países, a pesquisa é assumida como sua
atividade definidora, principal, ficando o ensino desprestigiado
nessa relação, assim como a extensão deixa
a desejar no complemento à formação e nos serviços à
comunidade.
B
apenas o ensino se desenvolve para atender, com qualidade,
a demanda crescente por qualificação profissional
e ascensão social, enquanto a extensão mostra-se insignificante,
e a pesquisa, asfixiada pela falta das verbas
necessárias.
C
a extensão se hipertrofiou para desenvolver programas de
nivelamento dos estudantes ingressantes e para socializar
conhecimento com as comunidades, deixando o ensino
para segundo plano e a pesquisa restrita a alguns nichos
tradicionais.
D
esse dispositivo legal não corresponde às necessidades
sociais atuais, marcadas por exigências do mercado
de trabalho quanto à formação profissional em áreas
tecnológicas,
deixando para trás, no tempo, as carreiras
acadêmicas liberais.
E
diferentemente de outros países, a cultura do país é marcada
pelo atraso histórico em relação à alfabetização do
povo, o que se reflete no baixo nível do alunado que
chega à universidade, obrigando-o a abandonar a extensão
e a pesquisa.