Questão 1021041 - Lei nº 9.394 de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e suas alterações

Concurso: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP / UFSP) 2014

Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Superior

Pedagogia Legislação Educacional Lei nº 9.394 de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e suas alterações

Marcos, técnico em assuntos educacionais em uma universidade federal, participa de uma comissão que prepara planos de curso para colocar em funcionamento algumas graduações na área de Ciências Sociais Aplicadas. Marcos demonstrou conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação, assim como a LDBEN n.º 9.394/96, ao alertar a comissão quanto à obrigatoriedade de
  • A. constar dos planos de curso em questão projetos de órgãos de prestação de serviços à comunidade, nos quais os estudantes aplicam seus conhecimentos sob supervisão docente.
  • B. estruturar esses cursos que pretendem colocar em funcionamento, com um ciclo básico de dois anos e mais dois anos de currículo específico, de acordo com o perfil profissional visado.
  • C. os cursos pretendidos terem, em seu corpo docente, um terço de mestres e um terço de doutores, no mínimo, sendo suas pesquisas relevantes para o meio social em que se inserem.
  • D. as universidades observarem as diretrizes gerais pertinentes quando, no exercício de sua autonomia, fixarem os currículos dos seus cursos e programas de graduação das diversas áreas.
  • E. os cursos de graduação dessa área exigirem trabalho de conclusão de curso aos estudantes, com temas transdisciplinares, voltados às necessidades da comunidade do entorno.