Marcos, técnico em assuntos educacionais em uma universidade
federal, participa de uma comissão que prepara planos
de curso para colocar em funcionamento algumas graduações
na área de Ciências Sociais Aplicadas. Marcos demonstrou
conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais para os
cursos de graduação, assim como a LDBEN n.º 9.394/96, ao
alertar a comissão quanto à obrigatoriedade de
A
constar dos planos de curso em questão projetos de
órgãos de prestação de serviços à comunidade, nos
quais os estudantes aplicam seus conhecimentos sob
supervisão docente.
B
estruturar esses cursos que pretendem colocar em funcionamento,
com um ciclo básico de dois anos e mais
dois anos de currículo específico, de acordo com o perfil
profissional visado.
C
os cursos pretendidos terem, em seu corpo docente, um
terço de mestres e um terço de doutores, no mínimo,
sendo suas pesquisas relevantes para o meio social em
que se inserem.
D
as universidades observarem as diretrizes gerais pertinentes
quando, no exercício de sua autonomia, fixarem
os currículos dos seus cursos e programas de graduação
das diversas áreas.
E
os cursos de graduação dessa área exigirem trabalho de
conclusão de curso aos estudantes, com temas transdisciplinares,
voltados às necessidades da comunidade do
entorno.