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A formação do professor para atender estudantes com necessidades educativas específicas...

A formação do professor para atender estudantes com necessidades educativas específicas e desenvolver trabalhos em equipe é fator indispensável para garantir a inclusão. O inciso III do art. 59 da LDB aponta dois perfis de professores para atender às exigências da escola inclusiva: o professor da classe comum, que deverá ser capacitado, e o professor especializado em Educação Especial. Ainda segundo a lei, aos professores que já exercem o magistério serão oferecidas oportunidades de formação continuada, inclusive em nível de especialização, pelas instâncias educacionais da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. No caso dos cursos de licenciatura, é necessário que o assunto esteja presente em sua matriz curricular obrigatória, já que, por lei, a inserção de estudantes com necessidades específicas é uma realidade nas escolas públicas brasileiras.


O professor de teatro que esteja inserido numa escola que atende estudantes com necessidades educativas específicas deve


A

atender ao princípio da igualdade de todos, para que o acesso ao currículo seja adequado às condições dos discentes incluídos, porém deve estar atento para não prejudicar os demais estudantes ao criar condições favoráveis aos que apresentem necessidades educacionais específicas.

B

dar ênfase e fazer, com o seu olhar atento, um diagnóstico clínico do estudante para que a escola possa elaborar atividades que atendam às suas necessidades específicas e, desse modo, faça um planejamento assertivo, incluindo uma avaliação que colabore com o progresso do estudante.

C

pressupor que o estudante com necessidades específicas pode ajustar-se aos padrões de normalidade e acompanhar o desenvolvimento das atividades em sala, incentivá-lo a vencer o desafio de ajustar-se à diversidade da escola e trabalhar de forma igualitária juntos aos colegas.

D

realizar avaliações pedagógicas dos estudantes que apresentem necessidades educacionais específicas no decorrer do processo educativo, objetivando identificar barreiras que estejam impedindo ou dificultando esse processo em suas múltiplas dimensões.