“O pensamento de Paulo Freire aponta o quanto é importante a construção de currículos numa perspectiva emancipatória para se trabalhar com alunos, professores, comunidade, uma vez que as questões curriculares estão centradas diretamente nos fatos educativos”. Brandalise, Mary Angela T. UEPG: Ponta Grossa, PR: 2007. De acordo com a resolução N°02 de 30 de janeiro de 2012, “A organização por áreas de conhecimento não dilui nem exclui componentes curriculares com especificidades e saberes próprios construídos e sistematizados, mas implica no fortalecimento das relações entre eles e a sua contextualização para apreensão e intervenção na realidade, requerendo planejamento e execução conjugados e cooperativos dos seus professores”(Resolução 02/12). As áreas do conhecimento às quais o texto se refere são:
Linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.
Matemática, português, química, física e biologia.
Português, ciências, história, língua estrangeira e educação física.
Linguagens, matemática, ciências humanas e ciências sociais.
Linguagens, matemática, história, geografia, física, química e biologia.