O conceito de qualidade da educação está condicionado ao contexto sociocultural em que se insere a escola, não havendo um padrão, sobretudo, em um país tão diverso quanto o Brasil. Nessa perspectiva, qualidade é um conceito dinâmico em constante processo de construção e ressignifi cação. Coordenadas pela Ação Educativa, Unicef, Pnud, Inep e MEC, equipes técnicas elaboraram Indicadores da Qualidade na Educação, para auxiliar o processo de avaliação e melhoria da qualidade na escola:
1. Ambiente educativo.
2. Prática pedagógica e avaliação.
3. Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.
4. Gestão escolar democrática.
5. Formação e condições de trabalho dos profi ssionais da escola.
Associe os Indicadores da Qualidade na Educação aos conceitos que melhor representam as dimensões avaliadas na escola e a seguir, assinale a sequência correta:
( ) Ações articuladas que favorecem a alfabetização inicial e ampliação da capacidade de leitura e escrita.
( ) Ações planejadas e refl etidas da atuação dos docentes com vistas a promoção da aprendizagem.
( ) Compartilhamento de decisões e informações, envolvendo todos os atores envolvidos no processo educativo da escola.
( ) Ações que garantem a socialização e a convivência, desenvolvem e fortalecem a noção de cidadania e de igualdade entre todos.
( ) Ações que possibilitem a formação continuada dos profi ssionais da educação, assim como, as condições de trabalho necessárias para o bom desenvolvimento das atividades.
3, 2, 4, 1, 5.
3, 4, 2, 5, 1.
3, 5, 4, 1, 2.
3, 4, 1, 2, 5.
3, 2, 1, 4, 5.