Imagem de fundo

As propostas inovadoras em uma instituição de ensino devem estar manifestadas em seu pr...

As propostas inovadoras em uma instituição de ensino devem estar manifestadas em seu projeto pedagógico, que constitui “momento propício para o coletivo de profissionais se ver no espelho do cotidiano” (Arroyo, 2000, p. 173). Considerando os princípios de descentralização do sistema e de maior autonomia às escolas, presentes na LDB 9.394/96, observe as afirmativas abaixo, relativas ao projeto pedagógico.


I - Um contexto de mudanças exige a retomada do projeto pedagógico para constantemente identificar necessidades e redimensionar o trabalho.

II - O projeto pedagógico de uma escola deve ser estruturado em decorrência de seu regimento interno, ambos os instrumentos elaborados de forma participativa.

III - As necessidades levantadas pelo projeto pedagógico devem ser encaminhadas à Diretoria de Ensino, a fim de que possa atender ao contexto de mudanças.

IV - O projeto pedagógico permite o estabelecimento de um diagnóstico para cada escola, visto ser um documento comum a vários estabelecimentos de ensino que abre precedentes para que se contemplem inovações particulares.


É (São) correta(s) a(s) afirmativa(s):

A

I, apenas.

B

I e II, apenas.

C

I e III, apenas.

D

III e IV, apenas.

E

II, III e IV, apenas.