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Desde a segunda metade do século XX, o desenvolvimento das novas tecnologias da informa...

Desde a segunda metade do século XX, o desenvolvimento das novas tecnologias da informação e da comunicação tem provocado mudanças nas formas habituais do fazer pedagógico, introduzindo maneiras inéditas de ensinar e de aprender. Na esteira dessas transformações, o ritmo acelerado da globalização e o complexo fluxo de informações provocam alterações no processo educativo, intensificando sua demanda para além daquela tradicionalmente presente nas escolas e universidades. Junto a esse público, há um contingente significativo de pessoas que necessitam estar continuamente atualizadas no competitivo mundo do trabalho e de outros ativos na sociedade. Nesse contexto, nos últimos anos, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) estão sendo cada vez mais utilizados no âmbito acadêmico e corporativo como uma opção tecnológica para atender esta demanda educacional.

De acordo com Haguenauer, Mussi e Cordeiro Filho (2009), os AVAs devem apresentar algumas características e qualidades relativas à linguagem, à arquitetura da informação, à navegação e ao grau de interação com o conteúdo e com outros internautas.

HAGUENAUER, C.; MUSSI, M. V.; CORDEIRO FILHO, F. Ambientes virtuais de aprendizagem: definições e singularidades. Revista EducaOnline, v. 3, n. 2, Rio de Janeiro: Latec-UFRJ, maio/ago. 2009.


Essas características e qualidades são


A

linguagem tutorial, autoria discente, dialogicidade hipertextual, sistema interativo, navegação indutiva, projeto gráfico construtivista e conteúdo organizado por blocos lógicos.

B

navegação intuitiva, projeto gráfico com signos claros e consistentes, conteúdo adequado ao público, linguagem direta e simples, possibilidade de autoria, dialogicidade e interatividade.

C

projeto gráfico compatível com a docência, dialogicidade, interatividade estrutural harmoniosa, organização sistemática do conteúdo, linguagem informacional e autoral e navegação instruída.

D

conteúdo pedagógico interativo, linguagem html, possibilidade autoral, dialogicidade entre os links do sistema, gerenciamento propedêutico, interatividade estrutural harmoniosa, navegação dedutiva e projeto gráfico dirigido aos professores.