Questões de Concurso de O Cuidar na Educação Infantil - Pedagogia

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Questão de Concurso - 1138335

Concurso SME Coordenador Pedagógico 2019

Questão 52

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Paulo Fochi (2015), na obra Afinal, o que os bebês fazem no berçário?, apresenta o resultado de sua pesquisa, em uma escola de educação infantil do interior do Rio Grande do Sul, cujos sujeitos foram os bebês e sua professora. Para a realização desse trabalho, ele utilizou-se da fotografia para registrar o cotidiano dos sujeitos pesquisados. Ele destaca que os bebês têm uma enorme capacidade de realizar e empreender em suas atividades. Fochi ressalta, ainda, que, em vez de planejar a atividade para ser “aplicada” com os bebês, seria interessante o planejamento de outros elementos: o tempo, os espaços, os materiais, a organização

  • A.

    da comunidade escolar e a formação docente.

  • B.

    do grupo e o tipo de intervenção.

  • C.

    das classes e a equipe de cuidadores infantis.

  • D.

    dos professores e das tarefas de limpeza.

  • E.

    da escola e o tipo de relação com as famílias.

Questão de Concurso - 1142017

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Educação Infantil 2019

Questão 44

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Contemplar o cuidado na esfera da instituição da educação infantil significa compreendê-lo como parte integrante da educação. A identificação das necessidades sentidas e expressas pelas crianças, depende também da compreensão que o adulto tem das várias formas de comunicação que elas, em cada faixa etária possuem e desenvolvem. O cuidado precisa considerar, principalmente, as necessidades das crianças, que quando observadas, ouvidas e respeitadas, podem dar pistas importantes sobre a qualidade do que estão recebendo. De acordo com o Referencial curricular nacional para a educação infantil, volume 1, os procedimentos de cuidado precisam seguir, entre outros, os princípios

  • A.

    sociais da boa alimentação, de higiene, de impassibilidade e de cortesia.

  • B.

    de promoção à saúde.

  • C.

    de assepsia e do desenvolvimento físico infantil.

  • D.

    políticos; estéticos; da sustentabilidade; da puericultura.

  • E.

    éticos; de adaptação; de moralidade; de apropriação de habilidades de autocuidado para autonomia.

Questão de Concurso - 1191735

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Educação Infantil 2019

Questão 19

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

Consolida-se, atualmente, o entendimento de que a Educação Infantil deve associar o “educar” e o “cuidar”. Nessa perspectiva, no sentido de potencializar os aprendizados, as atividades “de rotina”, como lavar as mãos, devem ser realizadas pelos(as):

  • A.

    cuidadores, porque as crianças pequenas ainda não são capazes de executar essa tarefa com segurança.

  • B.

    professores, já que cabe aos auxiliares, apenas, o manuseio de materiais coletivos ou individuais, sem interação direta com as crianças.

  • C.

    próprias crianças, sob supervisão e orientação dos adultos, já que todas as vivências são espaços do aprender.

  • D.

    próprias crianças, só uma vez por dia, para que possam aprender aos poucos e manter as mãos limpas, também.

  • E.

    professores que, ao executar a atividade, como modelo, em uma das crianças, podem mostrar como fazer para os outros, que aprenderão quando chegar a sua vez.

Questão de Concurso - 1191765

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Educação Infantil 2019

Questão 35

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

Por muito tempo cuidar e educar foram utilizados como termos bastante diferenciados nas práticas de atendimento às crianças pequenas.

A História da Educação Infantil mostra que, enquanto o educar era destinado às crianças de classes mais privilegiadas - que tinham acesso à pré-escola e às creches -, o cuidar se caracterizava através das práticas de higiene, alimentação, limpeza, atividades que, teoricamente, requeriam menor qualificação profissional, já que o compromisso principal era oferecer uma educação assistencialista e compensar as necessidades básicas das crianças provenientes das classes populares.

Atualmente, se compreende que o cuidar e o educar são:

  • A.

    processos indissociáveis na prática pedagógica.

  • B.

    realizações da família e da escola, respectivamente.

  • C.

    ações distintas durante a formação escolarizada.

  • D.

    atuações de profissionais com habilidades diferentes.

  • E.

    formas de moldar o caráter e a personalidade.

Questão de Concurso - 1192500

Concurso Educador Infantil 2018

Questão 21

Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL)

Nível Superior

O RCNEI (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil) fala sobre a organização do ambiente escolar, e sobre adotar atitudes e procedimentos de cuidado com a segurança, conforto e proteção da criança na instituição. Tanto a creche quanto a pré-escola precisam considerar alguns cuidados essenciais para tais cuidados. Assinale a alternativa que faz parte destes cuidados:

  • A.

    Cuidados com a alimentação, insolação, segurança, conforto, estética e higiene do ambiente, objetos, utensílios e brinquedos.

  • B.

    Cuidados com a ventilação, insolação, segurança, conforto, estética e higiene do ambiente, objetos, utensílios e brinquedos.

  • C.

    Cuidados com as vestimentas, proteção solar, banho, limpeza, hidratação, higiene da sala de aula, objetos, utensílios domésticos e brinquedos.

  • D.

    Cuidados com as vestimentas, proteção solar, banho, limpeza, hidratação, higiene da sala de aula, escovação, utensílios domésticos e brinquedos.

Questão de Concurso - 1192511

Concurso Educador Infantil 2018

Questão 27

Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL)

Nível Superior

Dentro dos conteúdos referentes a crianças de zero a três anos, assinale a alternativa que NÃO correspondem tais conteúdos:

  • A.

    Interesse pelas brincadeiras e pela exploração de diferentes brinquedos.

  • B.

    Respeito às regras simples de convívio social.

  • C.

    Desinteresse em despreender-se das fraldas e utilizar o penico e o vaso sanitário.

  • D.

    Participação e interesse em situações que envolvam a relação com o outro.

Questão de Concurso - 1063131

Concurso Professor de Educação Infantil 2019

Questão 39

Universidade Federal do Paraná (FUNPAR NC/UFPR)

Nível Superior

Considerando as orientações do documento Sinais de Alerta à sensibilização e ao reconhecimento, pelos profissionais envolvidos, de situações e condições vividas pelas crianças, avalie as seguintes afirmativas:

1. Antes do encaminhamento para avaliação médica, reconhecer os sinais de alerta em sua turma e informar ao(à) pedagogo(a) e ao(à) diretor(a).

2. Para o encaminhamento, elaborar um relatório detalhado, com situações cotidianas em que se evidenciem sintomas dissonantes do esperado na faixa etária.

3. Para o encaminhamento, após preencher ficha específica (diário de registros), participar da elaboração de relatório para encaminhamento médico.

4. Após o encaminhamento, continuar a observação do bebê/criança e comunicar à equipe pedagógico-administrativa a permanência ou a ausência do(s) sinal(is) ou novo(s) indicativo(s) de comprometimento.

Quanto ao encaminhamento, estão corretos os itens:

  • A. 1 e 3 apenas.
  • B. 2 e 3 apenas.
  • C. 2 e 4 apenas.
  • D. 1, 3 e 4 apenas.
  • E. 1, 2, 3 e 4.

Questão de Concurso - 1113404

Concurso Professor de Educação Infantil 2019

Questão 48

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Médio

Ao longo do tempo, observa-se claramente que os sistemas para a educação infantil se desenvolveram em torno de duas abordagens: educação e cuidados. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    Os jardins de infância progressivos promoveram abordagens holísticas e uma educação que enfatizava a aprendizagem por meio do fazer.

  • B.

    No sistema educacional, os centros de educação infantil, em vários países, adotaram o nome de jardim de infância ou jardim-infantil.

  • C.

    As crianças, no sistema de cuidados, em geral, eram assistidas por pessoal menos qualificado do que nos contextos educacionais.

  • D.

    Muitas vezes, os centros de educação infantil ofereciam uma prática baseada em princípios educativos progressivos com atividades centradas nas crianças.

  • E.

    O sistema de cuidados desenvolveu-se, predominantemente, com base em instituições públicas, onde as crianças permaneciam por poucas horas, tinham férias menores e refeição na própria instituição.

Questão de Concurso - 1180321

Concurso

Questão 43

Nível

Quanto à higiene e à alimentação das crianças, enfocadas no Livro de estudo: módulo III (2006), não se pode afirmar:

  • A.

    Os adultos devem ser os responsáveis com as questões relativas à conservação do espaço físico, sem que haja o envolvimento das crianças nessa tarefa.

  • B.

    O profissional responsável pela alimentação da criança precisa ter uma observação atenta em relação às suas reações, especialmente quando um novo tipo de alimentação é inserido na dieta da criança.

  • C.

    Entre os cuidados de higiene com a criança pequena, há necessidade da troca frequente das fraldas, para que a criança se sinta confortável e as assaduras sejam evitadas.

  • D.

    As rotinas de higiene devem ser trabalhadas numa perspectiva de oportunizar às crianças a construção progressiva da independência para o autocuidado e a autoestima.

Questão de Concurso - 1215025

Concurso Professor - Área: Pedagogia 2018

Questão 45

Instituto AOCP (Instituto AOCP)

Nível Superior

Pensando no processo das situações vivenciadas pela criança e buscando a garantia de um processo contínuo vivenciado por ela nos diferentes momentos, as instituições escolares devem agir de qual forma na Educação Infantil?

  • A.

    Planejar e efetivar o acolhimento das crianças e de suas famílias quando do ingresso na instituição, considerando a necessária adaptação das crianças e seus responsáveis às práticas e relacionamentos que têm lugar naquele espaço, e visar o conhecimento de cada criança e de sua família pela equipe da Instituição

  • B.

    Priorizar a observação atenta dos adultos e mediar as relações que as crianças estabelecem com os adultos, as situações e objetos, para orientar as mudanças de turmas pelas crianças e acompanhar seu processo de vivência e desenvolvimento no interior da instituição.

  • C.

    Elaborar o projeto político-pedagógico sem consulta e participação das equipes da creche e da pré-escola.

  • D.

    Acabar com as formas de articulação entre os docentes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (encontros, visitas, reuniões) e excluir instrumentos de registro.

  • E.

    Elaborar o trabalho pedagógico de forma individual sem participação da equipe. Não serão necessários acompanhamentos por relatórios descritivos das crianças nos primeiros meses, pois elas ainda não apresentam desenvolvimento significativo de sua aprendizagem.