Imagem de fundo

Em uma situação de alimentação, a professora estabelece com crianças de 4 anos uma roti...

Em uma situação de alimentação, a professora estabelece com crianças de 4 anos uma rotina com uma seqüência de fatos (lavar as mãos, nomear um ajudante dentre as crianças, dispor pratos e talheres na mesa, ajudar as crianças a se servirem e se alimentarem...) e de falas (Agora, vamos lavar as mãos, Hoje, temos arroz, feijão, salada e bolinhos de carne para o almoço...) que acabam ficando bastante conhecidas das crianças. Sobre situações desse tipo na rotina da instituição de Educação Infantil, pode-se dizer que:

A

são válidas, pois seu caráter de repetição contribui com o aprendizado da criança, já que, por si só, condiciona hábitos e condutas, importantes para o comportamento social.

B

são situações rotineiras em que adulto e crianças realizam atividades conjuntamente que podem constituir um adequado contexto para o aprendizado, dentre outros aspectos, da linguagem e da formação de hábitos.

C

este é um problema por que passam os professores nas instituições de educação infantil, pois essas situações de cuidado têm que ser realizadas, tendo em vista a idade das crianças, e acabam levando a situações não pedagógicas.

D

não são válidas, pois a repetição não contribui com o aprendizado da criança, já que após as primeiras vezes não representa mais novidades.

E

o professor não deve repetir situações com as crianças, sob o risco de sua atuação ficar monótona e acabar levando à bagunça, principalmente na hora das refeições.