Questões de Concurso de Jogos e suas características - Pedagogia

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Questão de Concurso - 1176445

Concurso Professor Substituto de Educação Infantil 2019

Questão 35

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

De acordo com Smole, Diniz e Cândido (2003), um dos maiores motivos para o estudo da matemática na escola é desenvolver a habilidade de resolver problemas. Essa habilidade é importante não apenas para a aprendizagem matemática da criança, mas também para o desenvolvimento de suas potencialidades em termos de inteligência e cognição. As autoras afirmam e defendem que, na Educação Infantil,

  • A.

    para que possam resolver problemas é preciso que as crianças sejam leitoras para interpretar o problema.

  • B.

    a resolução de problemas deve ser um conteúdo isolado no currículo, a ser ministrado a partir de instruções simples de como se resolve um problema.

  • C.

    para resolver problemas adequadamente as crianças precisam ter conceitos numéricos bem desenvolvidos.

  • D.

    para resolver problemas as crianças precisam antes ter algum conhecimento sobre operações e sinais matemáticos.

  • E.

    resolver problemas é um espaço para comunicar ideias, pelo fazer colocações, investigar relações, adquirir confiança em suas capacidades de aprendizagem.

Questão de Concurso - 1191818

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Educação Infantil 2019

Questão 50

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

A seleção e a organização dos conteúdos matemáticos representam um passo importante no planejamento da aprendizagem e devem considerar os conhecimentos prévios e as possibilidades cognitivas das crianças para ampliá-los.

Os domínios sobre os quais as crianças de zero a seis anos fazem suas primeiras incursões e expressam ideias matemáticas elementares, dizem respeito a conceitos aritméticos e espaciais.

Para a Educação Infantil, propõe-se a abordagem desses conteúdos de forma não simplificada, tal como aparecem nas práticas sociais. Se, por um lado isso implica trabalhar com conteúdos complexos, por outro lado traz implícita a ideia de que a criança vai construir seu conhecimento matemático por meio de sucessivas reorganizações ao longo da sua vida. (Referencial curricular nacional para a educação infantil – MEC).

Uma vez que o trabalho didático deve, necessariamente, levar em conta tanto a natureza do objeto de conhecimento, como o processo pelo qual as crianças passam ao construí-lo, é correto afirmar que, para a proposta de ensino de Matemática, as concepções de:

  • A.

    memorização e repetição são complementares.

  • B.

    associação e raciocínio abstrato são dispensáveis.

  • C.

    sequenciação e espaço são impróprias.

  • D.

    complexidade e provisoriedade são inseparáveis.

  • E.

    objetos e localização são equilibrantes.

Questão de Concurso - 1116358

Concurso Professor de Educação Infantil 2019

Questão 10

Instituto de Administração e Tecnologia (ADM&TEC)

Nível Superior

Leia as afirmativas a seguir:

I. O ensino de matemática na Educação Infantil deve priorizar a realização de atividades nas quais as crianças possam resolver problemas. Para tanto, é necessário que o professor abra um espaço de exploração e de busca. Nesse sentido, é preciso validar as produções das crianças depois de um longo processo de construção de conhecimento.

II. Para que as crianças possam construir os conhecimentos matemáticos atribuindo sentido a eles, as situações que enfrentam precisam reunir uma série de condições. Entre elas, está a de comportar uma finalidade do ponto de vista da criança e, ao mesmo tempo, uma finalidade didática. A primeira, que envolve o sentido atribuído pela criança à atividade, requer que ela considere dispensável e frívolo obter um novo conhecimento através de jogos e brincadeiras. A segunda refere-se às aprendizagens que se espera que alcance. Assim, é correto afirmar que, na Educação Infantil, o ensino de matemática deve evitar estar relacionado a jogos e brincadeiras.

Marque a alternativa CORRETA:

  • A. As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B. A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C. A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D. As duas afirmativas são falsas.

Questão de Concurso - 1116376

Concurso Professor de Educação Infantil 2019

Questão 18

Instituto de Administração e Tecnologia (ADM&TEC)

Nível Superior

Leia as afirmativas a seguir:

I. Desde muito pequenas, as crianças entram em contato com grande quantidade e variedade de noções matemáticas, ouvem e falam sobre números, comparam, agrupam, separam, ordenam e resolvem pequenos problemas envolvendo operações, acompanham a marcação do tempo feita pelos adultos, exploram e comparam pesos e tamanhos, observam e experimentam as propriedades e as formas dos objetos, percorrem e exploram diferentes espaços e distâncias. Esses conhecimentos, assistemáticos e heterogêneos, variam, em maior ou menor grau, de acordo com a cultura e o meio social aos quais as crianças pertencem e constituem barreiras para novas aprendizagens. Cabe às Instituições de Educação Infantil articular essas experiências extraescolares com os conhecimentos matemáticos socialmente construídos. Para tanto, é preciso organizar situações que desafiem os conhecimentos iniciais das crianças, ampliando-os e sistematizando-os.

II. Embora dependente do adulto para sobreviver, a criança é um ser capaz de interagir num meio natural, social e cultural desde bebê. A partir de seu nascimento, o bebê reage ao entorno, ao mesmo tempo em que provoca reações naqueles que se encontram por perto, marcando a história daquela família. Os elementos de seu entorno que compõem o meio natural (os valores, por exemplo), social (o clima, por exemplo) e cultural (os pais, por exemplo) irão configurar formas de conduta e modificações recíprocas dos envolvidos.

III. A criança, parte de uma sociedade, vivendo em nosso país, tem direito à dignidade e ao respeito; à autonomia e participação; à felicidade, ao prazer e à alegria; à individualidade, ao tempo livre e ao convívio social; a receber tratamento cruel ou degradante na instituição de ensino; ao conhecimento e à educação; e a profissionais com formação específica para prestar-lhes serviços de educação e saúde.

Marque a alternativa CORRETA:

  • A. Nenhuma afirmativa está correta.
  • B. Apenas uma afirmativa está correta.
  • C. Apenas duas afirmativas estão corretas.
  • D. Todas as afirmativas estão corretas.

Questão de Concurso - 1123515

Concurso Professor Pedagogo 2019

Questão 45

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, é extremamente importante que os alunos resolvam problemas. Assim, uma professora desenvolverá em sua turma de 2º ano, no meio do ano letivo, uma sequência didática com o objetivo de “Resolver problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar e retirar”.


No que se refere à utilização de material manipulável pelas crianças para resolver esses problemas, é correto afirmar que a atitude mais adequada da professora deve ser:


  • A.

    disponibilizar material manipulável porque algumas crianças poderão precisar utilizar.

  • B.

    evitar oferecer material manipulável e recomendar que as crianças devem resolver mentalmente.

  • C.

    impedir o uso do material manipulável e comentar que esse recurso prejudica a aprendizagem.

  • D.

    impor a utilização de material manipulável, mesmo que nenhuma criança necessite.

  • E.

    oferecer material manipulável e criticar as crianças que precisam utilizar.

Questão de Concurso - 1084451

Concurso SME Professor de Educação Básica II 2016

Questão 15

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

A respeito do documento “Currículo integrador da infância paulistana”, analise o fragmento a seguir. “Ao tratar de experiências e _____ no Currículo Integrador da infância paulistana é fundamental que as Unidades Educacionais trabalhem as múltiplas ______ para além das tradicionalmente valorizadas na escola como _____ e _____, e que reconheçam as experiências reais obtidas por meio _____ e de descobertas sensoriais e estéticas dos bebês e das crianças.” Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

  • A.

    exercícios – habilidades – a escrita - as artes – das repetições

  • B.

    vivências – linguagens – a escrita - a matemática – da pesquisa

  • C.

    práticas – facetas – a escrita - a matemática – da pesquisa

  • D.

    vivências – linguagens – as artes - a música – da pesquisa

  • E.

    interesses – habilidades – a escrita - a matemática – das repetições

Questão de Concurso - 1137682

Concurso Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Área: Educação Infantil 2012

Questão 36

Instituto AOCP

Nível Superior

Sobre o desenvolvimento dos conceitos científicos na infância, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Há uma tendência na qual crê que os conceitos científicos têm história interna, isto é, não sofrem qualquer desenvolvimento, mas são absorvidos de forma acabada por um processo de compreensão e assimilação.

  • B.

    Um conceito é a soma de certas ligações associativas formadas pela memória, é um simples hábito mental.

  • C.

    O desenvolvimento dos conceitos, dos significados das palavras, pressupõe o desenvolvimento de muitas funções intelectuais: atenção deliberada, memória lógica, abstração, capacidade para comparar e diferenciar. Estes processos psicológicos complexos podem ser dominados através da aprendizagem inicial.

  • D.

    Apenas na infância é que um conceito encarnado numa palavra representa um ato de generalização.

  • E.

    É um complexo e genuíno ato de pensamento, que não pode ser ensinado pelo constante repisar, antes pelo contrário, que só pode ser realizado quando o próprio desenvolvimento mental da criança tiver atingido o nível necessário.

Questão de Concurso - 1137696

Concurso Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Área: Educação Infantil 2012

Questão 41

Instituto AOCP

Nível Superior

Sobre a comunicação e a construção do sistema de significação e linguagem, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    Crianças podem perceber os estados emocionais das pessoas como tensão, calma, humor, alegria, prazer, desconforto e tristeza pela voz, variedade de tons e ritmos.

  • B.

    Motivadas pela fala do outro, pelo toque, por rituais de brincadeiras, a criança com deficiência visual poderá usar as expressões fonéticas, os gorgeios, balbucio, choro, riso e a imitação silábica como forma de interação e comunicação.

  • C.

    A qualidade da relação, da interação, comunicação e organização da rotina diária permitem à criança com deficiência visual perceber indícios que ajudam a antecipar os acontecimentos e compreender as ações.

  • D.

    Para construir a noção do objeto, ela precisa que os adultos ajam sobre os mesmos: manipulá-los, saber seu nome, como funcionam, para que servem, fazer experiências.

  • E.

    A criança com deficiência visual, quando pequena, utiliza muito o canal auditivo para interação e controle do meio.

Questão de Concurso - 10702

Concurso SME Professor Adjunto de Educação Infantil 2004

Questão 10

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Por função simbólica entende-se

  • A.

    a habilidade matemática de lidar com símbolos.

  • B.

    o jogo de faz-de-conta.

  • C.

    a capacidade imaginativa da criança em que, por exemplo, cria personagens, ficções e os desenha.

  • D.

    a capacidade de representação e de trabalho com hipóteses, linguagens e números, só alcançada na adolescência.

  • E.

    a capacidade da criança de evocar um objeto por meio de um sistema de representação, por exemplo, a palavra.

Questão de Concurso - 10776

Concurso SME Professor Adjunto de Educação Infantil 2004

Questão 21

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

A presença da linguagem musical na educação infantil tem a finalidade de

  • A.

    dar suporte à formação de hábitos, atitudes e comportamentos.

  • B.

    transmitir tradições do contexto em que as crianças estão inseridas, por meio de sua presença nas festas e comemorações.

  • C.

    auxiliar na memorização de conteúdos matemáticos e lingüísticos.

  • D.

    promover o desenvolvimento rítmico e psicomotor, necessários à alfabetização e ao desenvolvimento da imagem corporal.

  • E.

    desenvolver a percepção e conhecimento das possibilidades e qualidades expressivas dos sons e a criatividade.