Questões de Concurso de O Ensino Superior na Contemporaneidade Brasileira - Pedagogia

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Questão de Concurso - 1139236

Concurso SAEB Coordenador Pedagógico 2017

Questão 2

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Educação Brasileira: Temas Educacionais e Pedagógicos e Noções de Igualdade Racial e de Gênero

O gráfico abaixo foi apresentado por Anísio Teixeira, em 1957. A base é representada pelo antigo ensino primário (1o ao 4o ano do ensino fundamental – primeiras quatro linhas), seguida dos antigos ensinos ginasial (6o ao 9o ano) e colegial (1o ao 3o ano do ensino médio) e, finalmente, o ensino superior.




É correto afirmar que o gráfico mostra: 

  • A.

    o caráter seletivo da escola brasileira no início da segunda metade do século XX.

  • B.

    o desinteresse da população em frequentar a escola, restrito ao primário na época.

  • C.

    o formato de um obelisco que corresponde à democratização do ensino na época.

  • D.

    que a escolarização superior, apesar de disponível, não era demanda da população.

  • E.

    o número de crianças pequenas que frequentava a escola era maior do que o de adolescentes, jovens e adultos.

Questão de Concurso - 1193432

Concurso UFMS Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Questão 55

Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (FAPEC)

Nível Superior

Da mesma forma que na Educação Básica, as instituições de Educação Superior (IES) também participam do imperativo ético de formar profissionais comprometidos com a construção de uma ordem social que preserve e promova os direitos humanos, a paz e a democracia. A respeito do ensino superior, assinale a alternativa correta:

  • A.

    Considerando que o tripé formado pelo ensino, pela pesquisa e pela extensão constitui o eixo fundamental da Universidade brasileira, podendo ser compartimentado, a Educação em Direitos Humanos deverá estar presentes nessas três funções.

  • B.

    A produção de conhecimento que permita erradicar a pobreza e combater as desigualdades cabe, em primeira instância, às instituições privadas que atuam no ensino superior.

  • C.

    Os temas específicos da área de direitos humanos deverão ser considerados na construção dos projetos político-pedagógicos (PPP), não sendo necessário constar dos regimentos escolares e dos planos de desenvolvimentos institucionais (PDI), pois se trata de tema ainda em processo de construção.

  • D.

    A inclusão dos conteúdos referentes à Educação em Direitos Humanos nas propostas curriculares da Educação Básica e da Educação Superior poderá ocorrer pela transversalidade, por meio de temas relacionados aos direitos humanos e tratados de forma interdisciplinar.

  • E.

    A pesquisa na área de direitos humanos reveste-se da mais alta importância, visto que a produção científica produz conhecimentos imprescindíveis para a formulação de políticas públicas que busquem a eminência das desigualdades e o acesso a direitos fundamentais como educação, saúde e habitação.

Questão de Concurso - 1193434

Concurso UFMS Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Questão 56

Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (FAPEC)

Nível Superior

Uma das metas para o Ensino Superior é elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% (cinquenta por cento) e a taxa líquida para 33% (trinta e três por cento) da população de 18 (dezoito) a 24 (vinte e quatro) anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% (quarenta por cento) das novas matrículas, no segmento público. Assinale, abaixo, a alternativa correta quanto às estratégias específicas para o cumprimento dessa meta:

  • A.

    disciplinar, no âmbito dos sistemas de ensino, a organização flexível do trabalho pedagógico, incluindo adequação do calendário escolar de acordo com a realidade local, a identidade cultural e as condições climáticas da região.

  • B.

    oferecer atividades extracurriculares de incentivo aos (às) estudantes e de estímulo a habilidades, inclusive mediante certames e concursos nacionais.

  • C.

    expandir o atendimento específico às populações do campo e comunidades indígenas e quilombolas, em relação ao acesso, à permanência, à conclusão e à formação de profissionais para atuação nessas populações.

  • D.

    fomentar a expansão das matrículas gratuitas de ensino médio integrado à educação profissional, observando-se as peculiaridades das populações do campo, das comunidades indígenas e quilombolas e das pessoas com deficiência.

  • E.

    institucionalizar programas e desenvolver tecnologias para correção de fluxo, para acompanhamento pedagógico individualizado e para recuperação e progressão parcial, bem como priorizar estudantes com rendimento escolar defasado, considerando as especificidades dos segmentos populacionais considerados.

Questão de Concurso - 1109102

Concurso UFMG Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Questão 23

Nível Médio

Marque a alternativa INCORR ETA, de acordo com o texto “A universidade pública sob nova perspectiva” de Marilena Chaui:

  • A. O caráter republicano e democrático da universidade é determinado pela presença ou ausência da prática republicana e democrática no Estado.
  • B. A legitimidade da universidade moderna fundou-se na conquista da ideia de autonomia do saber em face da religião e do Estado.
  • C.

    A contradição entre o ideal democrático de igualdade e a realidade social da divisão e luta de classes obrigou a universidade e tomar posição diante do ideal socialista.

  • D.

    A universidade é uma organização social e como tal exprime de maneira determinada a estrutura e o modo de funcionamento da sociedade como um todo.

Questão de Concurso - 1109116

Concurso UFMG Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Questão 34

Nível Médio

De acordo com o texto “Classe, raça e acesso ao ensino superior brasileiro” de Rafael Guerreiro Osório, classifique cada uma das afirmativas a seguir como verdadeira (V) ou falsa (F).

I. ( ) O que diferencia os pobres, a classe média e os ricos é a renda per capita de cada indivíduo, que indica sua capacidade de consumo e seu nível de bem-estar.

II. ( ) Existe uma associação forte entre a classe de origem e a conclusão do ensino médio.

III. ( ) P ara além da associação entre classe e ter completado o ensino médio, existe uma associação entre raça e ter completado o ensino médio.

IV. ( ) Em relação aos jovens brancos de todas as classes, negros de classe média apresentam deficit de acesso ao ensino superior.

V. ( ) S e o objetivo é atacar a desigualdade de oportunidades no acesso à universidade, é preciso haver quotas raciais.

A sequência corret a é

  • A.

    V, V, F, V, F.

  • B. F, V, V, F, F.
  • C. F, F, V, F, V.
  • D.

    V, F, V, F, V.

Questão de Concurso - 1113924

Concurso Universidade Federal Pedagogo 2019

Questão 20

Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas - FASTEF (FASTEF)

Nível Superior

Considere a citação:

Historicamente, na rede de Ensino Superior no Brasil – dada sua cobertura ainda limitada, a concorrência acirrada de ingresso e os custos exigidos pela rede privada – há uma sobrerrepresentação dos estratos superiores e médios da população. Os últimos anos, no entanto, trouxeram outros elementos para essa dinâmica, com novo ciclo de expansão da rede de Ensino Superior, além de iniciativas e políticas públicas visando a redução das desigualdades de acesso (Neves et al., 2007 citado por Salata, 2018).

Segundo Salata (2018), grande parte dos estudos sobre esse tema busca verificar se a expansão do sistema de ensino, típica das sociedades modernas, por si só tem sido capaz de reduzir aquela relação entre a origem social e o nível de escolaridade alcançado pelos indivíduos. Nesse sentido, marque o item correto.

  • A.

    Os dados da Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílio (PNAD-IBGE), para os anos de 1995, 2005 e 2015, mostram a clara superação das desigualdades no acesso e permanência no ensino superior brasileiro.

  • B.

    A qualidade desse acesso não se verificou na mesma proporção da quantidade, pois, ao passo que as classes populares acessaram o ensino superior, este nível de ensino diminuiu.

  • C.

    A redução das desigualdades não se verifica numa relação direta com a expansão do ensino superior, mas parece combinar-se com desigualdades horizontais, ou qualitativas, no interior do sistema de ensino.

  • D.

    Houve um aumento expressivo no número de instituições e matrículas nesse nível de ensino. Tal expansão se deu principalmente no setor público, que em 2014, somava 2.070 instituições, com 4.664.542 matrículas.

Questão de Concurso - 1113928

Concurso Universidade Federal Pedagogo 2019

Questão 21

Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas - FASTEF (FASTEF)

Nível Superior

Dados de 2016 mostram que, em relação ao Censo 2015 (Brasil. Inep, 2018), em que se registrou a oferta de 8.531.655 vagas, pode-se verificar um incremento de 25,0% de vagas no ensino superior. Considerando-se a modalidade de ensino, também em relação a 2015, o total de 6.180.251 vagas presenciais em 2016 corresponde a um aumento de 7,5%, enquanto, na modalidade a distância, o aumento é de 61,1%, partindo-se de 2.782.480 e alcançando-se a oferta de 4.482.250 vagas.

Quanto à modalidade a distância, é correto afirmar que:

  • A.

    supera a oferta presencial tanto no setor público como privado, pois atinge 61,1% das vagas.

  • B.

    tem se ampliado principalmente no setor privado, respondendo por 44,7% das vagas.

  • C.

    ampliou-se no setor público e privado, mas principalmente no setor público, com 52,3% das vagas.

  • D.

    ampliou a oferta do ensino no Brasil, mas sua abrangência se restringe ao nível tecnológico.

Questão de Concurso - 1113932

Concurso Universidade Federal Pedagogo 2019

Questão 23

Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas - FASTEF (FASTEF)

Nível Superior

Segundo o Documento Orientador do Programa INCLUIR (SECADI/SESu–2013), “a educação brasileira vive um intenso processo de transformação, motivado pela concepção da educação inclusiva, compreendido, muito além do acesso efetivado por meio da matrícula”. Desta forma, dentre os recursos e serviços de acessibilidade disponibilizados pelas IES, destacam-se:

  • A.

    a derrubada das barreiras arquitetônicas, a adequação de banheiros e espaços comuns, a fim de que estudantes tenham o direito de ir e vir com segurança e autonomia.

  • B.

    o tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais, guia-intérprete, equipamentos de tecnologia assistiva e materiais pedagógicos acessíveis, atendendo às necessidades específicas dos estudantes.

  • C.

    a política de cotas e assistência estudantil, que garantam, em primeiro lugar, aos portadores de necessidades educativas especiais, o acesso e a permanência no ensino superior.

  • D.

    a sala de educação especial, com técnicas e serviços educacionais específicos ao atendimento das necessidades das pessoas portadoras de deficiências.

Questão de Concurso - 1152741

Concurso UFCE Psicólogo - Área Escolar e Educacional 2017

Questão 47

Universidade Federal do Ceará (UFCE)

Nível Superior

A Educação Superior tem como finalidade central a formação para a vida em sociedade, o que implica em uma inserção ativa de seus indivíduos no sentido de transformá-la, para superar as limitações que lhe impedem de ser um espaço de crescimento coletivo e individual. Analise as proposições abaixo e marque a opção incorreta.

  • A.

    Podem ser considerados tipos de intervenção da Psicologia Escolar no ensino superior uma assessoria ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e aos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs).

  • B.

    O processo educativo tem como objetivo norteador colocar-se como instrumento de organização, reorganização e ressignificação de valores e conceitos que permitirão aos estudantes uma atuação consciente e intencional no contexto em que estão inseridos.

  • C.

    Podem ser consideradas dimensões de intervenção institucional da Psicologia Escolar na Educação Superior a gestão de políticas, programas e processos educacionais na IES. Também as propostas pedagógicas e funcionamento do curso e o perfil do estudante.

  • D.

    Embora se apresente a importância do campo de atuação da Psicologia Escolar nas IESs, seu reconhecimento como importante colaboradora diante dos atuais desafios que enfrentam é praticamente inexistente nos principais centros urbanos brasileiros.

  • E.

    No contexto da educação superior, o psicólogo escolar deve ter clareza sobre a importância da fundamentação teórico-conceitual acerca do desenvolvimento psicológico humano, em especial do sujeito adulto, bem como do planejamento de ações coletivas que se deem nos âmbitos institucional e sociopolítico das IESs.

Questão de Concurso - 1152767

Concurso UFCE Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Questão 31

Coordenadoria de Concursos da Universidade Federal do Cariri (CCV / UFC)

Nível Superior

Nos anos 1990, expandiu-se no Brasil as ideias de livre mercado de cunho neoliberal; intensificou-se a reforma do Estado e educação passou por significativas reformas. No ensino superior, essas reformas foram marcadas pelo(a):

  • A.

    diversificação das instituições de ensino superior.

  • B.

    diminuição de instituições privadas e ampliação de instituições públicas.

  • C.

    redução de instituições não universitárias e fortalecimento de universidades públicas.

  • D.

    redução da oferta de ensino a distância e abertura de mais vagas no ensino presencial.

  • E.

    criação de um sistema nacional de avaliações de cunho processual, diagnóstico e formativo para alunos e professores.