Questões de Concurso de Desenvolvimento dos conceitos científicos na infância - Pedagogia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1199722

Concurso Professor de Anos Iniciais 2019

Questão 28

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) a respeito do termo ausculta.

( ) É fundamental compreender que, no contexto escolar, a cultura de comunicação precisa iniciar a partir da posição da criança, e que se reconheçam as suas diferenças, a fim de construir práticas democráticas estabelecidas no paradigma da escuta, mais especificamente da ausculta.

( ) O termo ausculta é a percepção auditiva e a mera recepção da informação.

( ) A expressão ausculta envolve a compreensão da comunicação feita pelo outro.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V • V • F
  • B. V • F • V
  • C. V • F • F
  • D. F • V • F
  • E. F • F • V

Questão de Concurso - 1191798

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Educação Infantil 2019

Questão 45

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

“Dos quatro aos seis anos começam a se estabelecer as regras de convivência, sendo o momento privilegiado para o desenvolvimento de atividades a partir dos temas e das metodologias oriundas das diferentes áreas de conhecimento. Para tanto, é importante a observação dos interesses e das necessidades das crianças, através da oferta de materiais variados e da proposição de atividades diferentes, simultaneamente, para que elas possam realizar algumas escolhas.” (Carmem Craidy, in: Educação Infantil: Pra Que Te Quero?)

É o momento propício para:

  • A.

    investir nas atividades cooperativas que requerem negociações permanentes.

  • B.

    iniciar a alfabetização através de atividades envolvendo imagens e sons.

  • C.

    realizar aulas-passeio por lugares públicos, tais como jardim zoológico etc.

  • D.

    começar a fazer um “diário de bordo” registrando a progressão das crianças.

  • E.

    experimentar e conhecer alimentos diferentes e suas diferentes origens.

Questão de Concurso - 1116354

Concurso Professor de Educação Infantil 2019

Questão 7

Instituto de Administração e Tecnologia (ADM&TEC)

Nível Superior

Leia as afirmativas a seguir:

I. A Educação Infantil deve se organizar de forma a que as crianças desenvolvam, entre outras, as capacidades de deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular etc., desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras; e de explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc., para o uso de objetos diversos.

II. A prática educativa na Educação Infantil deve se organizar de forma a que as crianças sejam impedidas de desenvolver a capacidade de familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, assim como de explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação.

Marque a alternativa CORRETA:

  • A. As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B. A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C. A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D. As duas afirmativas são falsas.

Questão de Concurso - 1116374

Concurso Professor de Educação Infantil 2019

Questão 17

Instituto de Administração e Tecnologia (ADM&TEC)

Nível Superior

Leia as afirmativas a seguir:

I. Na Educação Infantil, o trabalho com movimento contempla a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da motricidade das crianças, abrangendo uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas atividades cotidianas, bem como atividades voltadas para a ampliação da cultura corporal de cada criança.

II. A qualidade na Educação Infantil é um conceito socialmente construído, sujeito a constantes negociações, que depende do contexto e baseia-se em direitos, necessidades, demandas, conhecimentos e possibilidades. Assim, a definição de critérios de qualidade está constantemente tensionada por essas diferentes perspectivas.

III. Em geral, crianças expostas a uma gama ampliada de possibilidades interativas têm seu universo pessoal de significados ampliado, desde que se encontrem em contextos coletivos de qualidade.

Marque a alternativa CORRETA:

  • A. Nenhuma afirmativa está correta.
  • B. Apenas uma afirmativa está correta.
  • C. Apenas duas afirmativas estão corretas.
  • D. Todas as afirmativas estão corretas.

Questão de Concurso - 1192484

Concurso Educador Infantil 2018

Questão 20

Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL)

Nível Superior

ERIKSON (1976), fala sobre os estágios no qual a criança passa. Relatando que o importante no primeiro estágio é a segurança que se cria ou é desenvolvida a partir da confirmação das expectativas e esperança da criança, pela mãe. Dentro desta perspectiva, que tipo de sentimentos gera nos seus filhos (crianças), quando as mães transmitem um sentimento de confiança através do seu tratamento, cuidado e sensibilidade nas necessidades individuais, e um firme sentimento de atributo pessoal dentro da sua estrutura e do estilo de vida da sua cultura? ASSINALE a alternativa CORRETA:

  • A.

    Cria na criança a base para um sentimento de identidade que mais tarde combinará um sentimento de ser aceitável de ser ela mesma, e de se converter no que os demais confiam que chegará a ser.

  • B.

    Cria na criança a base para um sentimento de carência que mais tarde combinará um sentimento de não ser aceitável de ser ela mesma, e de não se converter no que os demais confiam que chegará a ser.

  • C.

    Cria na criança a base para um sentimento de liberdade que mais tarde combinará um sentimento de ser aceitável de ser ela mesma, e de se acostumar no que os demais confiam que ela não chegará a ser.

  • D.

    Cria na criança a base para um sentimento de identidade que mais tarde não combinará um sentimento de ser aceitável por ela mesma, e de se converter no que os demais e ela mesma confiam que chegará a ser.

Questão de Concurso - 1131964

Concurso Educador Infantil 2018

Questão 23

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Superior

De acordo com Antunes, é fundamental que a passagem desse educando pela escola seja contemplada por progressos. O autor traz aspectos a serem considerados, quais sejam:

I. Atividade motora.

II. Atividade cognitiva.

III. Equilíbrio emocional.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

Questão de Concurso - 1199278

Concurso Secretário Escolar 2018

Questão 21

FUNDEP Gestão de Concursos (FUNDEP )

Nível Médio

Sabe-se que trazer de volta às salas de aula as crianças que vivenciam a miséria, os problemas familiares e a falta de preparo da escola exige observância de:

I. Universalização: todos tem direito à educação, sem preconceitos de raça, de cor, de credo e de condição social.

II. Equidade: iguais condições de acesso e permanência na escola, sem burocracias excludentes.

III. Qualidade: educação formadora e construtiva de conhecimentos, valores e atitudes.

IV. Liberdade respeitada e apreço à tolerância.

Estão corretos e respectivamente descritos os princípios constitucionais:

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I, III e IV, apenas.

  • D.

    I, II, III e IV.

Questão de Concurso - 1192514

Concurso Educador Infantil 2018

Questão 29

Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL)

Nível Superior

A forma com que as crianças se desenvolvem, precisa estar coligada a uma prática educativa que desenvolva tais capacidades: Analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa CORRETA:

I. Familiarizar-se com a imagem do próximo.

II. Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressarem-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação.

III. Deslocar-se com auxilio progressivo e permanente no espaço, ao andar, correr, saltar, dançar, desenvolvendo atitude de dependência nas suas capacidades motoras.

IV. Conhecer e utilizar os movimentos corporais, de pinça, arremesso, para o uso de alguns objetos.

  • A.

    Somente a afirmativa I está correta.

  • B.

    Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.

  • C.

    Todas as afirmativas estão corretas.

  • D.

    Somente a afirmativa II está correta.

Questão de Concurso - 1137880

Concurso

Questão 34

Nível

Analise o depoimento de uma mãe abaixo.

"Meu filho tem 4 anos e começou a imitar tudo o que outras crianças fazem. Ele elege uma e começa a copiar seus movimentos, suas falas e inclusive as coisas erradas. Até quando a outra criança está levando bronca, ele fica observando como ela age e copia. Tem crianças que não gostam e acabam brigando com ele por isso, mas não adianta falar."

Denise, 36 anos, mãe de Felipe, 4 anos

Diante desse contexto, analise as informações abaixo e assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A percepção e a compreensão da complementaridade presente nos atos e papéis envolvidos nas interações sociais é um aspecto importante do processo de diferenciação entre o eu e o outro

  • B.

    É visível o esforço das crianças, desde muito pequenas, em reproduzir gestos, expressões faciais e sons produzidos pelas pessoas com as quais convivem

  • C.

    Imitar o outro pode ser entendida como uma reconstrução interna e não meramente uma cópia ou repetição mecânica

  • D.

    A imitação é resultado da capacidade da criança observar e aprender com os outros e de seu desejo de se diferenciar entre eles, ser aceita e de identificar-se perante todos

Questão de Concurso - 1000859

Concurso SESAP Educador Social 2018

Questão 46

Comissão Permanente do Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (COPERVE-UFRN)

Nível Superior

As atividades variadas (culturais, expressão e arte, ritmo, dança, esporte e lazer, dentre outras) são objeto do trabalho do Educador Social. No caso das crianças e dos adolescentes, essas atividades
  • A. têm como um de seus objetivos principais a socialização e o desenvolvimento relacional, físico e psicológico das pessoas.
  • B. não são meio, e sim atividades fim da educação não formal.
  • C. não favorecem a formação de valores, e sim o desenvolvimento cognitivo.
  • D. têm como objetivo principal a apropriação de conhecimentos que são a base para o desenvolvimento intelectual das pessoas.