Imagem de fundo

As escolas brasileiras, para exercerem a função social proposta nos Parâmetros Curricul...

As escolas brasileiras, para exercerem a função social proposta nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), precisam possibilitar o cultivo dos bens culturais e sociais, considerando as expectativas e as necessidades dos alunos. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

A

Os PCN impõem o quê, como e quando ensinar, constituindo-se um roteiro que enfatiza a importância dos conteúdos e o tratamento a ser dado a estes.

B

A experiência acumulada pelos profissionais da educação não deve ser levada em conta na elaboração do projeto educativo de uma escola.

C

É essencial a vinculação da escola com as questões sociais e com os valores democráticos, não só do ponto de vista da seleção e do tratamento dos conteúdos, como também da própria organização escolar.

D

Para ser uma organização eficaz no cumprimento de propósitos estabelecidos em conjunto por professores, coordenadores e diretor e garantir a formação coerente de seus alunos ao longo da escolaridade obrigatória, é imprescindível que a escola siga o projeto educativo elaborado nos PCN.

E

As normas de funcionamento e os valores, implícitos e explícitos, que regem a atuação das pessoas na escola são determinantes da qualidade do ensino, mas eles não interferem diretamente na formação dos alunos.