Questões de Concurso de Paradigmas educacionais - Pedagogia

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Questão de Concurso - 1193333

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Coordenador de Turno 2019

Questão 22

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

A escola como espaço da diversidade de sujeitos constitui-se em palco de conflitos e contradições que se não forem trabalhados podem vir a se constituir em atos de violência. Marshall B. Rosemberg apresenta o processo de comunicação não violenta (CNV) que pode ser aplicado em diversas situações para estabelecer relacionamentos mais eficazes. Esse processo tem quatro componentes. O quarto e último aborda a questão do que gostaríamos de pedir aos outros para enriquecer nossa vida. Considere o pedido a seguir:

Não jogue lixo no chão porque vai deixar a escola suja.

De acordo com o trabalho de Marshall B. Rosemberg sobre a comunicação não violenta, o que podemos afirmar sobre esse pedido?

  • A.

    Apresenta linguagem confusa e vaga, com inúmeras ambiguidades.

  • B.

    É uma exigência porque faz uma ameaça para o caso de não atendimento.

  • C.

    Foi formulado de forma negativa e poderá provocar resistências.

  • D.

    Precisava deixar claro que haveria uma recompensa, após o atendimento.

  • E.

    Usou uma linguagem de ações positivas ao declarar o que estava pedindo.

Questão de Concurso - 1098765

Concurso SEE PB Professor de Educação Básica - Área: Biologia 2019

Questão 27

Instituto AOCP (Instituto AOCP)

Nível Superior

Sobre os paradigmas conservadores na abordagem do ensino, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Têm uma visão quântica e reconhecem que todos os seres são interdependentes.

( ) Caracterizam uma prática pedagógica que se preocupa com a reprodução do conhecimento.

( ) Superam a visão cartesiana de mundo.

  • A.

    F – V – F.

  • B.

    V – F – V.

  • C.

    F – V – V.

  • D.

    V – F – F.

Questão de Concurso - 1191566

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Pedagogia 2019

Questão 43

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

Os sete saberes necessários à educação enunciados por MORIN, são: 

  • As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão.
  • Os princípios do conhecimento pertinente.
  • Ensinar a condição humana.
  • Ensinar a identidade terrena.
  • Enfrentar as incertezas.
  • Ensinar a compreensão.
  • A Ética do gênero humano

Eles constituem eixos e, ao mesmo tempo, caminhos que se abrem a todos os que pensam e fazem educação, e que estão preocupados com o futuro das crianças e dos adolescentes.

Para o autor:

  • A.

    a educação deve preparar os alunos e as alunas para serem bem-sucedidos(as) na vida adulta.

  • B.

    os professores devem adotar uma postura hegemônica para alcançar os objetivos a que se propõem.

  • C.

    garantir o bem-estar dos alunos e a reconstrução dos conhecimentos universalmente aceitos é fundamental.

  • D.

    não é possível se alcançar a qualidade na educação com turmas heterogêneas e numerosas.

  • E.

    enfrentar as incertezas é um ensino necessário como vanguarda ante a incerteza de nossos tempos.

Questão de Concurso - 1193367

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Coordenador de Turno 2019

Questão 41

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

Segundo Júlio Groppa Aquino (em pesquisa feita com professores), a indisciplina e o baixo aproveitamento dos alunos se tornam os maiores males da escola contemporânea sendo, estes dois fatores, os principais obstáculos para o trabalho docente e, consequentemente, para o fracasso escolar.

Para esse contexto, o autor busca os fundamentos que sustentam as três razões que parecem explicar o fenômeno, ainda segundo os professores pesquisados. A primeira, de cunho histórico, diz que atualmente o aluno é menos respeitador e a escola menos exigente e dura. A segunda, de cunho psicológico, é caracterizada por um conjunto de “nãos”: as crianças de hoje não têm limites, não reconhecem a autoridade, não respeitam as regras, e a responsabilidade por essa situação é dos pais, que teriam se tornado muito permissivos.

Por fim, há ainda uma terceira hipótese, a de cunho metodológico, que afirma que:

  • A.

    o acesso às novas tecnologias não auxilia os alunos na rotina organizacional da escola.

  • B.

    para os alunos, a sala de aula não é tão atrativa quanto os outros meios de comunicação.

  • C.

    há uma psicologização excessiva por parte das equipes coordenadoras e pedagógicas das escolas.

  • D.

    o controle e o modo de proceder dos Conselhos Tutelares inibem as ações mais firmes dos professores.

  • E.

    o equipamento móvel escolar é inadequado para os diferentes tamanhos dos alunos.

Questão de Concurso - 1096882

Concurso

Questão 54

Nível

Leia o trecho a seguir.

“Uma pedagogia entra em crise quando suas explicações sobre a prática social já não mais convencem os sujeitos das diferentes classes e não correspondem aos seus interesses. Nessa crise, outras explicações pedagógicas vão sendo elaboradas para lograr consenso (convencimento) dos sujeitos, configurando as pedagogias emergentes, aquelas em processo de desenvolvimento, cuja reflexão vincula-se à construção ou manutenção de uma hegemonia.”

CASTELLANI FILHO, L. et alii. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez Editora, 2ª. ed. 2009.

Sobre os argumentos apresentados, assinale a opção que indica as três características que marcam a reflexão pedagógica dentro de uma pedagogia emergente crítico-superadora.

  • A. Diagnóstica, judicativa e teleológica.
  • B. Deontológica, judicativa e teleológica.
  • C. Crítica, reflexiva e argumentativa.
  • D. Diagnóstica, judicativa e reflexiva.
  • E. Reflexiva, judicativa e diagnóstica.

Questão de Concurso - 1113560

Concurso Professor de Educação Básica I 2018

Questão 34

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Ana Beatriz foi aprovada no concurso da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos para o cargo de professora de ensino fundamental I. Ao participar das reuniões e discussões na escola percebia formas veladas de autoritarismo, pois sua palavra era sempre tolhida diante da manifestação de colegas que estavam há mais tempo na instituição. A partir da leitura de Resende (In: Veiga, 1998), a professora se pergunta: “como pensar e atuar na escola pública de que se espera a construção coletiva de um projeto que traduza seus rumos e seus princípios?”

Na acepção de Resende (1998), primeiramente a escola contemporânea deve

  • A.

    desenvolver ações perceptíveis baseadas no democratismo, priorizando os princípios que se construíram ao longo das experiências do profissional da educação.

  • B.

    priorizar a competência para o exercício do aprendizado do espaço coletivo cuja diversidade e cujo multiculturalismo constituem-se em espaços inerentes.

  • C.

    assimilar as diversidades lapidadas e enquadradas no ideal educativo a fim de construir um projeto político- pedagógico a partir de um entendimento epistemológico que respalda o ambiente multicultural da escola.

  • D.

    propiciar a construção de um projeto político- -pedagógico coletivizado a partir de uma concepção de multiculturalidade sedimentada no cotidiano escolar e no contexto social mais amplo.

  • E.

    promover práticas multiculturais no calendário escolar, ou seja, ações de intervenção entre as diferentes culturas, bem como práticas interculturais, com a presença de diferentes grupos numa mesma sociedade.

Questão de Concurso - 1132638

Concurso Professor de Séries Iniciais 2018

Questão 32

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Superior

O espaço escolar, tal como é concebido, talvez um dia desapareça ou se modifique devido a uma sociedade que, cada vez mais, se intensifica de informações, que, por sua vez, circulam com maior velocidade. A questão sobre o conhecimento, no sentido do que ensinar, também precisa ser repensada e renovada pela escola como um todo. Com essa constatação, Carbonell (2002) estabelece alguns componentes para atender a essa demanda de um “conhecimento inovador”. Nesse sentido, assinale a alternativa abaixo que indica um desses componentes.

  • A.

    É necessário um conhecimento mais democrático, inclusivo e comprometido com a educação integral e, também, com as inteligências múltiplas, auxiliando em uma melhor compreensão do mundo, das outras pessoas e de cada um.

  • B.

    Um conhecimento que se sustente pela memorização de fatos, mesmo que estes sejam limitados no estabelecimento de suas relações.

  • C.

    Entendimento, por parte do professor, de que, na aprendizagem, o importante para o aluno é, basicamente, a quantidade de experiências vividas pelo aluno.

  • D.

    Pensar uma nova organização do conhecimento, porém, sem dispensar o parcelamento do conhecimento em áreas do conhecimento.

  • E.

    É preciso não deixar de lado que a sala de aula necessita de disciplina e que isso implica no respeito à hierarquia e à voz de comando e de autoridade do professor.

Questão de Concurso - 1132652

Concurso Professor de Séries Iniciais 2018

Questão 39

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Superior

Charlot (2005) nos remete à ideia de que a educação é um movimento de humanização, socialização e subjetivação. Nesse sentido, segundo o autor, a educação é o:

I. Ingresso no universo dos símbolos, dos signos e da construção do sentido.

II. Acesso a uma cultura específica.

III. Movimento de construção de si mesmo.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas I e II.

  • C.

    Apenas I e III.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

Questão de Concurso - 989657

Concurso IFF-RJ Professor do Ensino Básico - Área Ensino 2017

Questão 44

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

A problemática das relações entre escola e cultura é inerente a todo processo educativo. Não há educação que não esteja imersa na cultura da humanidade e, particularmente, em dado momento histórico. A reflexão sobre essa temática é coextensiva ao próprio desenvolvimento do pensamento pedagógico. Não se pode conceber uma experiência pedagógica “desculturizada”, em que a referência cultural não esteja presente.

No que se refere à cultura escolar, às diferenças culturais e à aprendizagem, assinale a opção correta.

  • A. A escola atual deve preservar uma tradição monocultural.
  • B. Expressões que veiculam juízos de valor sobre determinados grupos sociais e(ou) culturais, assim como brincadeiras, são âmbitos especialmente sensíveis às manifestações de discriminação no cotidiano escolar.
  • C. Preconceitos e diferentes formas de discriminação presentes no cotidiano escolar não devem ser problematizados, desvelados, desnaturalizados, com vistas a evitar a reprodução de padrões de conduta reforçadores dos processos discriminadores presentes na sociedade.
  • D. Dinâmicas de relacionamento, de reconhecimento mútuo, de aceitação e de valorização do “outro” e diálogo intercultural constituem práticas educativas monoculturais.
  • E. A cultura escolar já superou a representação padronizadora da igualdade.

Questão de Concurso - 1123691

Concurso SEDF Professor Substituto - Área Atividades 2018

Questão 61

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

A escola tem que se preocupar com a formação plena dos educandos, sobretudo aquelas infâncias e adolescências que a sociedade trata de maneira tão injusta, tão dura, tão cruel, aqueles a quem se nega a sua possibilidade de ser criança, de ser adolescente.

Miguel Arroyo. Educação & Participação. 2015.


A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.

O conceito de integralidade associado à educação preconiza o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.

  • C. Certo
  • E. Errado