Imagem de fundo

Segundo Júlio Groppa Aquino (em pesquisa feita com professores), a indisciplina e o bai...

Segundo Júlio Groppa Aquino (em pesquisa feita com professores), a indisciplina e o baixo aproveitamento dos alunos se tornam os maiores males da escola contemporânea sendo, estes dois fatores, os principais obstáculos para o trabalho docente e, consequentemente, para o fracasso escolar.

Para esse contexto, o autor busca os fundamentos que sustentam as três razões que parecem explicar o fenômeno, ainda segundo os professores pesquisados. A primeira, de cunho histórico, diz que atualmente o aluno é menos respeitador e a escola menos exigente e dura. A segunda, de cunho psicológico, é caracterizada por um conjunto de “nãos”: as crianças de hoje não têm limites, não reconhecem a autoridade, não respeitam as regras, e a responsabilidade por essa situação é dos pais, que teriam se tornado muito permissivos.

Por fim, há ainda uma terceira hipótese, a de cunho metodológico, que afirma que:

A

o acesso às novas tecnologias não auxilia os alunos na rotina organizacional da escola.

B

para os alunos, a sala de aula não é tão atrativa quanto os outros meios de comunicação.

C

há uma psicologização excessiva por parte das equipes coordenadoras e pedagógicas das escolas.

D

o controle e o modo de proceder dos Conselhos Tutelares inibem as ações mais firmes dos professores.

E

o equipamento móvel escolar é inadequado para os diferentes tamanhos dos alunos.