Questões de Concurso de Conceitos, objetivos e características do PPP - Pedagogia

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Questão de Concurso - 1181196

Concurso TJ PA Analista Judiciário - Área Pedagogia 2019

Questão 36

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)

  • A.

    apresentam uma proposta de integração curricular que ignora as especificidades de cada área do conhecimento ou disciplina, pois o foco está a serviço do desenvolvimento de objetivos que definem capacidades.

  • B.

    propõem uma organização didática por área e por ciclo, procurando garantir coerência entre os pressupostos teóricos, os objetivos e os conteúdos, mediante sua operacionalização em orientações didáticas e critérios de avaliação.

  • C.

    apresentam propostas curriculares organizadas em disciplinas e(ou) áreas que se traduzem em temas, desprezando a integração entre as áreas de conhecimento em função da importância de cada disciplina.

  • D.

    propõem como temas transversais a ética, a saúde, o meio ambiente, a orientação sexual e a pluralidade cultural, que devem ser implantados como disciplinas a serem criadas de acordo com as necessidades de cada escola.

  • E.

    apresentam os conteúdos descritos de tal forma que, em cada ano ou série, deve trabalhar determinado tema, não sendo possível sua adequação às particularidades dos estados, municípios e ou escolas.

Questão de Concurso - 1139599

Concurso SAEB Professor - Área: Linguagens com Ênfase em Língua Portuguesa 2017

Questão 9

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Educação Brasileira: Temas Educacionais e Pedagógicos e Noções de Igualdade Racial e de Gênero

São princípios da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: 



I. O respeito à liberdade de fazer as próprias escolhas, e a independência das pessoas. 


II. A garantia do acesso a escolas especiais e tratamento diferenciado a todos alunos. 


III. A plena inclusão de toda pessoa deficiente em escolas públicas e privadas. 


IV. A igualdade entre homens e mulheres.



 É correto o que se afirma em

  • A.

    I e IV, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I, II e IV, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Questão de Concurso - 1214680

Concurso IFPI Assistente de Alunos 2019

Questão 30

Instituto Federal do Piauí - IF/PI (IFPI)

Nível Médio

Analise as assertivas abaixo no que se refere à diversidade cultural, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

I - A escola deve ser local de aprendizagem de que as regras do espaço público não permitem a coexistência, em igualdade, dos diferentes.

II - As culturas são produzidas pelos grupos sociais ao longo das suas histórias, na construção de suas formas de subsistência, na organização da vida social e política, nas suas relações com o meio e com outros grupos, na produção de conhecimentos etc.

III - A temática diz respeito ao conhecimento e à valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional.

IV - A vivência democrática, em uma sociedade plural, dispensa o respeito aos diferentes grupos e culturas que a constituem.

É correto o que se afirma em:

  • A.

    I e II apenas.

  • B.

    II e III apenas.

  • C.

    III e IV apenas.

  • D.

    I e IV apenas.

  • E.

    II e IV apenas.

Questão de Concurso - 1197556

Concurso Professor - Área: Educação Infantil 2018

Questão 27

Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL)

Nível Superior

Sobre os PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais), é correto afirmar, EXCETO:

  • A.

    Orientam o planejamento escolar, as ações de reorganização do currículo e as reuniões com professores e pais.

  • B.

    Propõem orientações gerais sobre o básico a ser ensinado e aprendido em cada etapa.

  • C.

    Contêm conteúdos imprescindíveis ao trabalho escolar e devem ser aplicados na íntegra em todo o território nacional.

  • D.

    Devem ser adaptados à realidade das escolas e alunos.

Questão de Concurso - 1133814

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Educação Infantil 2019

Questão 33

Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB)

Nível Superior

Sobre o Ensino Religioso, assinale a alternativa correta:

  • A.

    Deve ser ministrado de acordo com a doutrina católica, sendo dispensados os alunos de outras religiões.

  • B.

    É autorizada a sua inclusão, apenas nos currículos das Escolas cujas mantenedoras sejam instituições religiosas.

  • C.

    Pelo caráter laico do Estado, o Ensino Religioso deve ser mantido na esfera familiar.

  • D.

    Deve ser de matrícula facultativa ao aluno, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui componente curricular dos horários normais das escolas públicas de Ensino Fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural e religiosa do Brasil e vedadas quaisquer formas de proselitismo.

Questão de Concurso - 966062

Concurso SEDUC AL Professor - Área: Matemática 2017

Questão 111

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Com referência a competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de matemática, julgue os itens a seguir. Entre as habilidades propostas por esses parâmetros curriculares está a de que o estudante seja capaz de utilizar a matemática na proposição de soluções para problemas reais e cotidianos.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1191442

Concurso Professor de Ciências 2016

Questão 6

FACET Concursos (FACET Concursos)

Nível Superior

Os objetivos dos PCN’s pretendem orientar professores e educadores no sentido de passarem para o cotidiano escolar as diretrizes da educação para a cidadania somados à função de articular vivências e conhecimentos num currículo escolar exequível e coerente. De acordo com essa informação assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    Os PCNs foram criados com o intuito de se colocarem como um instrumento útil no apoio às discussões pedagógicas, na elaboração de projetos educativos, no planejamento das aulas, na reflexão sobre a prática educativa e na análise do material didático.

  • B.

    Os PCNs possibilita a atualização dos professores enquanto profissionais.

  • C.

    Os PCNs devem possibilitar uma visão ampla e integrada do ensino fundamental como sementeira da democracia futura.

  • D.

    É função dos PCNs ser uma espécie de receituário ao professor ou uma espécie de agenda de suas aulas, indicando-lhe com que atividades começar e terminar a jornada.

  • E.

    Apontar metas de qualidade que ajudem o aluno a enfrentar o mundo atual como cidadão participativo, reflexivo e autônomo, conhecedor de seus deveres, é uma de suas ferramentas.

Questão de Concurso - 1152782

Concurso UFCE Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Questão 44

Coordenadoria de Concursos da Universidade Federal do Cariri (CCV / UFC)

Nível Superior

O ensino contemporâneo esteira-se ainda na compartimentalização do conhecimento e na especialização do saber. A transversalidade do conhecimento rompe com o ideário do saber fragmentado e constrói um novo significado para temas tratados antes em espaços exclusivos de algumas áreas. Várias questões sociais, políticas e educacionais podem se constituir como temas transversais. Para a escolha de temas transversais para o trabalho em ambientes educacionais, é preciso considerar os seguintes critérios:

  • A.

    abrangência nacional, necessidades do mercado, urgência social.

  • B.

    necessidades do mercado, necessidades do Estado, abrangência nacional.

  • C.

    urgência social, necessidades do mercado e favorecimento da compreensão da realidade e da participação social.

  • D.

    urgência social, abrangência nacional e o favorecimento da compreensão da realidade e da participação social.

  • E.

    favorecimento da compreensão da realidade e da participação social, necessidades do Estado, abrangência nacional.

Questão de Concurso - 1106458

Concurso Prefeitura de Tuntum Professor - Área: Educação Infantil 2019

Questão 40

Instituto Machado de Assis

Nível Superior

O estabelecimento de uma referência curricular comum para todo o País, ao mesmo tempo que fortalece a unidade nacional e a responsabilidade do Governo Federal com a educação, busca garantir, também, o respeito à diversidade que é marca cultural do País, mediante a possibilidade de adaptações que integrem as diferentes dimensões da prática educacional. Nesse sentido, considerando a estrutura do sistema educacional brasileiro, os Parâmetros Curriculares Nacionais podem ser situados em relação a quatro níveis de concretização curricular. Sendo assim, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem o primeiro nível de concretização curricular. São uma referência nacional para o ensino fundamental e têm como função subsidiar a elaboração ou a revisão curricular dos Estados e Municípios, dialogando com as propostas e experiências já existentes, incentivando a discussão pedagógica interna das escolas e a elaboração de projetos educativos, assim como servir de material de reflexão para a prática de professores.

  • B.

    O terceiro nível de concretização refere-se à elaboração da proposta curricular de cada instituição escolar, contextualizada na discussão de seu projeto educativo. Entende-se por projeto educativo a expressão da identidade de cada escola em um processo dinâmico de discussão, reflexão e elaboração contínua. Nesse sentido, os Parâmetros Curriculares Nacionais deverão ser traduzidos na íntegra, independente das propostas das Secretarias Estaduais e/ou Municipais de Educação.

  • C.

    O segundo nível de concretização diz respeito às propostas curriculares dos Estados e Municípios. Os Parâmetros Curriculares Nacionais poderão ser utilizados como recurso para adaptações ou elaborações curriculares realizadas pelas Secretarias de Educação, em um processo definido pelos responsáveis em cada local.

  • D.

    O quarto nível de concretização curricular é o momento da realização da programação das atividades de ensino e aprendizagem na sala de aula. É quando o professor, segundo as metas estabelecidas na fase de concretização anterior, faz sua programação, adequando-a àquele grupo específico de alunos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais poderão ser consultados nessa fase.

Questão de Concurso - 1116273

Concurso SEDUC RO Professor - Área: Supervisão Escolar 2019

Questão 26

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

A proposta de transversalidade pode acarretar algumas discussões do ponto de vista conceituai, como, por exemplo, a da sua relação com a concepção de interdisciplinaridade, bastante difundida no campo da pedagogia. Sobre o assunto, é correto afirmar que:

  • A.

    transversalidade e interdisciplinaridade - se fundamentam na crítica de uma concepção de conhecimento que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis, sujeitos a um ato de conhecer isento e distanciado.

  • B.

    é exclusivo da transversalidade apontar a complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os seus diferentes e contraditórios aspectos.

  • C.

    a interdisciplinaridade refere-se principalmente à dimensão da didática .

  • D.

    a transversalidade diz respeito a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento .

  • E.

    na transversalidade, os temas constituem novas áreas, pressupondo um tratamento individualizado das diferentes áreas.