Pedagogia Organização do Trabalho Pedagógico Projeto Político-Pedagógico (PPP) Conceitos, objetivos e características do PPP

A educação para a cidadania requer que questões sociais sejam apresentadas para a aprendizagem e a reflexão dos alunos por meio da inclusão de temas transversais no currículo escolar. Para tanto, os Parâmetros Curriculares Nacionais incorporam essa tendência e incluem no currículo temas que compõem um conjunto articulado e aberto, que exige um tratamento didático dinâmico, dando-lhes a mesma importância das áreas convencionais. Com essa ação, o currículo ganha em flexibilidade e abertura, uma vez que os temas podem ser priorizados e contextualizados, de acordo com as diferentes realidades locais e regionais, além da inclusão de outros temas.

Sobre os temas transversais, é possível afirmar:

  • A.

    quanto à divisão dos conteúdos por ciclos, considerou-se que nos temas transversais há uma justificativa para a sequenciação dos conteúdos.

  • B.

    o que servirá para diferenciar os conteúdos e sequenciá-los serão as questões gerais de cada realidade, sem considerar a capacidade cognitiva dos alunos ou o tratamento didático dado aos conteúdos das diferentes áreas.

  • C.

    a transversalidade possibilita ao professor desenvolver o trabalho com uma abordagem mais dinâmica, entretanto, mais formalista.

  • D.

    os conteúdos podem ser abordados em qualquer ciclo, variando apenas o grau de profundidade e abrangência com que serão trabalhados.