Imagem de fundo

“Há três anos, um apagão obrigou a população a racionar energia e o Brasil a buscar alt...

“Há três anos, um apagão obrigou a população a racionar energia e o Brasil a buscar alternativas. A crise, mostrada à exaustão nos noticiários, passou a ser o centro das discussões nas salas de aula. Seis professoras do Colégio Santa Maria, de São Paulo, foram além e se reuniram em torno de um projeto interdisciplinar. Desde então, os alunos estudam fontes alternativas de energia, produzem aquecedores solares e ensinam a população a utilizálos. O sucesso do projeto se explica principalmente porque os conteúdos de Ciências, Matemática, Geografia, Língua Portuguesa, História e Ensino Religioso foram colocados a serviço da resolução de um problema real, de forma integrada.”

(Fonte: Revista Nova Escola, março de 2018)


Considerando o exemplo acima, é possível destacar como principal característica de um trabalho pedagógico interdisciplinar:

A

os conteúdos das disciplinas são trabalhados isoladamente para a ampla compreensão do tema estudado;

B

para que ele aconteça é suficiente que cada disciplina fale sobre o mesmo assunto/tema;

C

a proposta dispensa planejamento e sistematização;

D

a interdisciplinaridade dá significado ao conteúdo da escola, reforçando a divisão hermética das disciplinas;

E

na interdisciplinaridade, duas ou mais disciplinas relacionam seus conteúdos para aprofundar o conhecimento.