Imagem de fundo

A atividade de planejar é tão antiga quanto o homem e sua sistematização ocorreu atravé...

A atividade de planejar é tão antiga quanto o homem e sua sistematização ocorreu através da evolução da ciência da Administração, ligada ao mundo da produção e a educação escolar foi se adaptando aos modelos de cada época. Celso Vasconcelos (2002), ao analisar estudos sobre a história da educação escolar, aponta três concepções que vão se manifestando em diferentes momentos: Planejamento como Princípio Prático; Planejamento Instrumental Normativo; Planejamento Participativo. Analise as afirmativas abaixo e indique a alternativa correta.


I. O Planejamento como Princípio Prático relaciona-se à tendência tradicional de educação, na qual o planejamento era elaborado sem grande preocupação com a formalização. Os planos eram feitos em cadernos fichas e folhas a partir do que se preparava e eram retomados sem ajustes por anos seguidos.

II. O Planejamento Instrumental/Normativo firmou-se no Brasil a partir dos anos 1930, como resultado do Movimento Escolanovista e tinha como principal foco a normatização de ações educacionais esteiradas nas relações desenvolvidas entre os indivíduos nos ambientes educacionais.

III. No Planejamento Participativo a consciência, a intencionalidade e a participação coletiva são elementos centrais em todo processo. Nele, o saber, ao invés de ser propriedade exclusiva dos especialistas em planejamento, passa a ocupar lugar de destaque na socialização de opiniões e experiências diversas dos atores educacionais, para a construção de mudanças no ambiente educacional.


Está correto o que se afirma:


A

Somente em I e III;

B

Somente em I e II;

C

Somente em II e III;

D

Somente em III;

E

Em todas as afirmativas.