Imagem de fundo

Assinale a alternativa que completa o sentido do texto que segue: De acordo com Libâneo...

Assinale a alternativa que completa o sentido do texto que segue:

De acordo com Libâneo (2013), o planejamento escolar é uma atividade que orienta a tomada de decisões da escola e dos professores em relação às situações docentes de ensino e aprendizagem, tendo em vista alcançar os melhores resultados possíveis.

Neste sentido, os principais requisitos para o planejamento são:

A

os princípios e as condições do processo de transmissão e assimilação ativa dos conteúdos. Tal princípio diz respeito ao domínio da estrutura organizacional e administrativa da escola.

B

as exigências dos planos e programas oficiais. Estes garantem que Estados e Municípios desconsiderem as diversidades regionais e locais e garantam a aplicabilidade do núcleo comum em todo o território nacional.

C

as condições prévias dos alunos para a aprendizagem. A introdução das matérias novas e a consolidação de matéria anterior devem acontecer independentemente das condições prévias dos alunos para a aprendizagem.

D

os objetivos e tarefas da escola democrática, que estão ligados às necessidades de desenvolvimento cultural do povo, de modo a prepararem as crianças e jovens para a vida e para o trabalho.

E

o princípio da flexibilidade. A relação pedagógica está sempre sujeita a condições concretas, a realidade está sempre em movimento. Por isto, o plano precisa ser inflexível na sua execução.