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Uma professora propôs aos seus alunos do 3.º ano do Ensino Fundamental uma atividade ma...

Uma professora propôs aos seus alunos do 3.º ano do Ensino Fundamental uma atividade matemática com uso da calculadora. Para isso, dividiu a turma em duplas. A professora então ditou dois números e pediu para que os alunos registrassem na calculadora. Em seguida, pediu para que eles formassem todos os números possíveis com esses dois dígitos. Propôs então uma discussão nas duplas: Qual dos números formados é maior? Qual é menor? A cada resposta, os alunos precisavam justificar suas afirmações.

É correto afirmar que o uso da calculadora nessa tarefa é

A

tão dispensável quanto o seu uso em outras atividades matemáticas, pois faz com que o aluno se acomode na utilização de recursos para resolver situações-problema.

B

desaconselhável nesse momento da aprendizagem. A criança primeiro tem que aprender a pensar, a resolver seus problemas, para depois fazer uso desse tipo de recurso.

C

indispensável, não só nesta atividade, mas em todas, por se tratar de um recurso motivacional de que o professor pode lançar mão para tornar as aulas de matemática mais atraentes.

D

desnecessário, tendo em vista que a mesma proposta pode ser aplicada sem o uso desse equipamento, além de tornar as crianças dependentes da máquina.

E

importante para que o aluno reflita sobre o que sabe a respeito da escrita de números.