Pedagogia Planejamento na Educação

O método construtivista, no que se refere ao ensino das ciências naturais,

  • A.

    ampara a continuidade dos modelos arcaicos de ensino, considerando os alunos entidades vazias de conhecimento, que devem ser preenchidas pelo professor detentor absoluto da informação inquestionável.

  • B.

    oferece um imperativo moral para a desconstrução das concepções objetivistas tradicionais acerca da natureza da ciência, da matemática e do conhecimento e para a reconstrução de suas epistemologias pessoais, práticas de ensino e relações pedagógicas com os alunos.

  • C.

    oferece alternativas didáticas estritas para aulas práticas, estabelecendo os conceitos fundamentais de biossegurança e orientação para a utilização de equipamentos de proteção individual, o que garante a manutenção da integridade física dos estudantes durante a execução das atividades em sala de aula.

  • D.

    estabelece a visão mecanicista e objetivista tradicional acerca das ciências e do conhecimento, gerando uma relação hierárquica entre o professor e os alunos na qual a informação e o conhecimento transitam em uma única direção.

  • E.

    postula que o ensino deve seguir o fluxo do professor para o estudante, sendo as experiências pessoais indiferentes para o enriquecimento do aprender.