Imagem de fundo

Um pesquisador deseja descobrir se o acesso aos livros de contos de fada facilita e/ou ...

Um pesquisador deseja descobrir se o acesso aos livros de contos de fada facilita e/ou acelera o domínio da leitura entre crianças de 5 e 6 anos. O pesquisador realiza um teste de nivelamento de leitura e, em seguida, divide, aleatoriamente, as crianças em dois grupos. O primeiro (Grupo X) recebe dois livros de contos de fada por mês para leitura espontânea, e o segundo (Grupo Y) não recebe os livros. Ao final do período letivo, o pesquisador pretende voltar a fazer o teste de nivelamento de leitura para saber qual foi o impacto dos livros de contos de fada na alfabetização das crianças envolvidas na pesquisa. Considerando-se esse desenho de pesquisa, os dois grupos organizados pelo pesquisador são, respectivamente,
A
grupo experimental; grupo de controle
B
grupo de controle; grupo de experimentação
C
grupo de intervenção; grupo de comparação
D
grupo de replicação; grupo sem controle
E
grupo de leitura; grupo sem leitura